Os Bombeiros Voluntários de Baião comemoraram no dia 14 de outubro, o 55º aniversário

A data foi assinalada pela Associação Humanitária com a já habitual romagem ao cemitério para homenagem aos bombeiros falecidos, de seguida  ocorreu a imposição de distinções honorificas, seguido da bênção de três viaturas e o desfile apeado e motorizado pelas ruas da Vila de Baião.

A cerimónia contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira; do presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Joaquim Leitão; do presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, Joaquim Oliveira da Silva e um representante da Liga dos Bombeiros Portugueses.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BAIÃO
Fundada em 8 de outubro de 1962, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baião nasceu da vontade da população em assegurar um serviço de Bombeiros.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Baião é constituído por voluntários e assalariados que prestam serviço no combate a incêndios, salvamento e desencarceramento, socorros a náufragos e busca e salvamento.

A sua missão consiste na proteção da população, propriedade e meio ambiente através da utilização eficiente de técnicas e meios. A concretização desta missão operacionaliza-se através de trabalho em equipa com formação adequada nas diversas áreas de atuação em emergência.

Em 2012, a Associação foi agraciada com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro – Grau Prata e Distintivo Azul atribuída pelo Ministério da Administração Interna e com a Medalha de Ouro do Município de Baião.