Baião na apresentação da décima edição dos fins de semana gastronómicos

Pastelão de Ovos com Salpicão, Arroz de Favas com Frango Alourado e o Creme de Água Queimado são as propostas de Baião para a décima edição dos “Fins- de-Semana Gastronómicos” agendada para 8, 9 e 10 de dezembro.

A representar o concelho de Baião nesta iniciativa de paladares esteve o restaurante “A Casa do Almocreve”, que presentou todos os convidados com um saboroso pastelão de ovos com salpicão e com um delicioso creme de água queimado, e para acompanhar não podiam faltar o famoso vinho verde de Baião.

O Município de Baião foi representado pela vereadora do Turismo, Anabela Cardoso, que considera ser “mais uma oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Para além, de serem um motor para o desenvolvimento da economia local, em especial da hotelaria e do turismo”.

A ação é uma vez mais da Turismo Porto e Norte de Portugal, que conta com o apoio da Câmara de Baião para chegar a nove restaurantes do concelho baionense:. Restaurante Palato D`ouro – Douro Royal Valley Hotel & SPA; Restaurante Eça – Douro Palace Hotel Resort & SPA; Pensão Borges; Tormes; Fonte Nova; O Alpendre; A Casa do Almocreve; Primavera e Flor de Baião. Da parte do alojamento turístico e hotelaria conta-se com a adesão de três empreendimentos turísticos: Quinta de Marnotos, Douro Royal Valley Hotel & SPA e Douro Palace Hotel Resort & SPA.

Aliado à gastronomia e ao alojamento, a Câmara Municipal adicionou um programa cultural para o dia 9 de dezembro, deste constam: uma visita guiada ao Mosteiro de Santo André de Ancede, das 10h00 às 13h00 (última entrada às 12h00) e das 14h30m às 17h30m (última entrada às 16h30m) e uma visita ao Núcleo Museológico da Fundação Eça de Queiroz, às 15h30. As entradas são gratuitas a quem mencionar a adesão a esta iniciativa.

Do princípio de novembro de 2017 até fins de maio de 2018 esta iniciativa vai percorrer setenta e sete municípios nortenhos. Aderiram 1100 restaurantes e cerca de 656 empreendimentos turísticos em 26 fins-de-semana diferentes, que pretendem promover “a gastronomia e os vinhos como produto estratégico”, bem como, dar a conhecer um povo que preserva a sua herança gastronómica e cultural.