Os dezasseis anos de existência da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Baião (CPCJ), foram celebrados nos dias 12 e 13 de dezembro, no Auditório do Agrupamento de Escolas de Vale d` Ovil, aquando da realização de uma peça de teatro para os alunos do primeiro ciclo, crianças do pré-escolar e para os utentes do CAO de Chavães da Santa Casa da Misericórdia de Baião.
Para comemorar a data, a CPCJ lançou um desafio aos meninos do concelho – elaboração de postais para o ano 2018 – e nestes dias procedeu à exposição dos mesmos e à entrega de uma pequena lembrança aos participantes.
Nesta data importante, para a instituição, esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, que felicitou a CPCJ por zelar pelo interesse dos mais jovens do município de Baião, numa postura preferencialmente preventiva de defesa dos seus direitos.
O que são as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ’s)?
As CPCJ’s são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional, como intuito de “promoção dos direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral”, desempenhando a sua actividade ao nível do Município onde têm sede.
A CPCJ de Baião tem como objetivos capitais promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir situações suscetíveis de afetar a sua segurança e desenvolvimento integral.