Marine Antunes vem a Baião e não tem problemas em rir do cancro

O Município de Baião, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Baião e a Unidade de Cuidados na Comunidade – Centro de Saúde de Baião, irá assinalar o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, no próximo dia 4 de fevereiro, com a organização de uma palestra motivacional e humorística, denominada “Cancro com humor – Ainda me vou rir disto” que tem como protagonista Marine Antunes.

Aos 13 anos, Marine Antunes percebeu que tinha cancro quando foi internada em Coimbra. Foi-lhe diagnosticado um Linfoma Não-Hodgkin, entre o coração e os pulmões. Fez quimio e radioterapia cerca de ano e meio — tempo durante o qual perdeu o cabelo.

“Cancro com Humor” é o nome do livro de crónicas onde conta todos os momentos que viveu enquanto lidou com o cancro. O objetivo é comum a todos os projetos: fazer com que os doentes oncológicos se riam da doença.

Tendo como mote a sua experiência pessoal, Marine Antunes pretende desmistificar a doença oncológica, não a desvalorizando, tornando este dia muito importante para todos aqueles que procuram ter uma voz ativa e que, diariamente, tentam que a prevenção diminua os números de casos.

Através de uma palestra bem-disposta, onde nada fica por dizer e onde se ri efetivamente do cancro, o público é chamado a participar e a refletir sobre a forma como se pode encarar a doença de maneira otimista e frontal.

O Dia Mundial de luta contra o Cancro é um evento global que visa unir a população em torno da luta contra o cancro. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas à doença.

A iniciativa decorrerá no Auditório Municipal de Baião, às 16h do próximo domingo, 4 de fevereiro, e é aberta ao público em geral.