Município assinalou o Dia Mundial da Luta contra o Cancro

O Município de Baião, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Baião e a Unidade de Cuidados na Comunidade – Centro de Saúde de Baião, assinalou o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, no último dia 4 de fevereiro, com a organização de uma palestra motivacional e humorística, denominada “CANCRO COM HUMOR – Ainda me vou rir disto” que teve como protagonista Marine Antunes.

Aos 13 anos, Marine Antunes percebeu que tinha cancro quando foi internada em Coimbra. Foi-lhe diagnosticado um Linfoma Não-Hodgkin, entre o coração e os pulmões. Fez quimio e radioterapia cerca de ano e meio — tempo durante o qual perdeu o cabelo.

“Cancro com Humor” é o nome do livro de crónicas onde conta todos os momentos que viveu enquanto lidou com o cancro. O objetivo é comum a todos os projetos: fazer com que os doentes oncológicos se riam da doença. Foi precisamente isso que fez no Auditório Municipal de Baião: conseguiu que todos os presentes, sem exepção, soltassem várias gargalhadas ao longo da tarde.

Tendo como mote a sua experiência pessoal, Marine Antunes desmistificou a doença oncológica, não a desvalorizando, tornando este dia muito importante para todos aqueles que procuram ter uma voz ativa e que, diariamente, tentam que a prevenção diminua os números de casos.

Através de uma palestra bem-disposta, onde nada ficou por dizer e onde se riu efetivamente do cancro, o público foi chamado a participar e a refletir sobre a forma como se pode encarar a doença de maneira otimista e frontal.

Ao palco subiram várias mulheres com histórias de sobrevivência inspiradoras, que encorajaram outros doentes a lutar de forma otimista contando ao público alguns aspetos da sua vida que mudaram, para melhor, depois de terem vencido o pior dos inimigos: o cancro.

Susana Luzir, colaboradora da Câmara Municipal de Baião, é um desses exemplos: a jovem viu o seu mundo virar do avesso há 2 anos quando descobriu um cancro da mama em grau avançado e iniciou, aí, diversas etapas que viriam a mudar a sua vida para sempre. A cura foi um processo longo mas hoje em dia garante ser “uma mulher muito mais forte” do que era antes de descobrir a doença.

Anabela Queirós, enfermeira no Centro de Saúde de Baião, interveio sensibilizando o público “para a importância de um diagnóstico precoce” e explicando de que forma a Unidade de Cuidados na Comunidade pode ajudar todos os que se encontram a passar por um processo de tratamento.

José Pinho Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, integrou a sessão para lembrar “todos os apoios que a autarquia tem ao dispor dos munícipes” que, de um momento para o outro e sem aviso prévio, veem a sua vida virar do avesso.

O Dia Mundial de luta contra o Cancro é um evento global que visa unir a população em torno da luta contra o cancro. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas à doença.

A iniciativa, apresentada por Susana Luzir, prendeu a atenção de um auditório quase cheio e foi recheada de momentos muito bem-dispostos protagonizados por todos os intervenientes.