A abertura acontece a 9 de março, às 18h30, e o evento irá prosseguir até ao dia 11 de março.
Nesta edição, que ocorrerá numa tenda coberta e aquecida, totalmente confortável, com cerca de 2000 metros quadrados, vão estar representados cerca de 45 produtores locais. Ali, os visitantes poderão deliciar-se com carnes e legumes de grande qualidade e pratos confecionados à boa maneira tradicional. A tenda terá ligação à internet, por wireless, de forma permanente.
O Cozido à Portuguesa será servido em 3 restaurantes que estão preparados para receber cerca de 550 pessoas em simultâneo. Para além deste prato pode degustar-se, também, o Arroz de Moira com Grelos, uma iguaria majestosa da região, ou os tradicionais ovos com salpicão.
O fumeiro merece, contudo, o título de “rei” do evento, estando disponíveis diferentes variedades, desde o salpicão, ao presunto, à linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada.
Mas haverá mais para descobrir: os vinhos da casta Avesso terão a sua zona de promoção e prova. Ao todo, estarão disponíveis cerca de 30 qualidades deste néctar único no mundo, pelo seu aroma frutado, baixo teor de acidez e graduação alcoólica quanto baste.
E estarão, ainda, presentes diversos produtores de doçaria regional – incluindo o apreciado Biscoito da Teixeira -, os citrinos da Pala, a broa de milho cozida no local, compotas, licores, chocolates, queijos, amêndoas ou frutos silvestres. Paladares e aromas mais do que suficientes para atrair os visitantes ao concelho “mais verde” do distrito do Porto.
A qualidade é a referência deste certame. Prova disso é a excelência do fumeiro baionense, uma vez que todo o processo de produção é acompanhado por técnicos especializados, desde a criação dos suínos, passando pelo abate, pela avaliação das condições sanitárias do local onde são confecionados os enchidos e pela selagem do fumeiro que entrará no recinto da Feira para comercialização. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo características de sabor únicas e genuínas muito apreciadas.
A animação do evento será assegurada pela presença de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos e grupos de bombos.
Destacam-se, no sábado à noite, as atuações de dois dos mais consagrados humoristas nacionais, João Seabra e Miguel 7 Estacas, e espera-se um serão com muitas gargalhadas.
No domingo, dia 11, a Feira do Fumeiro irá receber a visita do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. O governante irá conhecer as potencialidades promovidas pelo evento, bem como o seu impacto no tecido económico local.
Em paralelo ao evento, terá lugar, no mesmo local, mais uma edição da Feira “Stock Off”, com a presença de diversas empresas baionenses. Esta iniciativa é organizada pela Associação Empresarial de Baião e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião.
Para ficar com água na boca delicie-se com os sabores de Baião carregando no seguinte vídeo:
PROGRAMA
DIA 9 (SEXTA FEIRA)
18,30H- ABERTURA OFICIAL “GRUPO DE BOMBOS DA ASSOC. TRABALHADORES DA CMB”
20,00H- ATUAÇÃO DO GRUPO DE CONCERTINAS SANTIAGO QUEIMADA
22,00H- ATUAÇÃO DA BANDA MUSICAL DA CASA DO POVO DE S. MARINHA ZÊZERE
24,00H- ENCERRAMENTO
DIA 10 (SÁBADO)
10,00H- ABERTURA DA FEIRA
12,00H- ATUAÇÃO DO GRUPO “ARRIBAMONTE “.
14,00H- MÚSICA AMBIENTE
20,00H- ATUÇÃO DO GRUPO DE CONCERTINAS “MONTEIROS DO LAMEIRÃO “
22,00- ESPETÁCULO DE COMÉDIA (STAND UP COMEDY) COM OS ARTISTAS “MIGUEL 7 ESTACAS E JOÃO SEABRA.
24,00H- ENCERRAMENTO
DIA 11 (DOMINGO)
10,00H- ABERTURA DA FEIRA
11,30H- ATUAÇÃO DO GRUPO “ZUKRA”
13,30H- ATUAÇÃO DO GRUPO DE CONCERTINAS “JOAQUIM NOGUEIRA”
14,30H- INÍCIO DO FOLCLORE:
RANCHO FOLCLÓRICO AS CEIFEIRAS DE VALADARES
RANCHO FOLCLÓRICO DA A.C.R. DE S. CRUZ DOURO
RANCHO FOLCLÓRICO DE BAIÃO
RANCHO FOLCLÓRICO ASSOCIAÇÃO DANÇAS E CANTARES DE GESTAÇÔ
RANCHO FOLCLÓRICO AS CESTEIRAS DE FRENDE
RANCHO FOLCLÓRICO DE ANCEDE
16,30H- ATUAÇÃO DA TUNA “AMIGOS DE S. PEDRO”
20,00H- ENCERAMENTO DA FEIRA