Foram conhecidos no último dia 12 de abril, quinta feira, os projetos vencedores da 2ª edição do Shark Tank Júnior de Baião. A apresentação das ideias, pelos jovens empreendedores, decorreu no pequeno auditório da Escola Secundária de Baião e teve como jurados o vereador dos assuntos económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, o provedor da Santa da Misericórdia de Baião, José Carvalho, o presidente da Associação Empresarial de Baião, Paulo Portela e o coordenador pedagógico dos cursos Profissionais do Agrupamento de escolas de Vale do Ovil, Marco Sousa, que avaliaram as ideias desenvolvidas pelos empreendedores.
Durante a sessão foram apresentadas 8 ideias de negócio desenvolvidas por alunos baionenses que foram dotados de competências fundamentais para o seu futuro profissional. O júri acabou por debater e pontuar as ideias a concurso e atribuiu prémios às 3 equipas vencedoras.
Os prémios foram patrocinados pela Câmara Municipal de Baião e pela Associação Empresarial de Baião, no valor de 1125€. Estes valores serão revertidos em material informático.
O projeto CallME acabou por ser o grande vencedor desta segunda edição do concurso. As promotoras do projeto, Ana Raquel Monteiro e Sara Rocha deram conta de que esta ideia é materializada “através de uma aplicação informática, de interface simples, disponível para iphone e android que tem como objetivo facilitar e tornar mais rápido o contacto entre a população e as autoridades de saúde ou segurança de modo a reduzir o tempo gasto com a recolha de informações pessoais dos utentes e o encaminhamento das chamadas”
Mais informaram que “a aplicação tem, inicialmente, como mercado alvo autoridades, autarquias e outras empresas que estejam interessadas em gerir o serviço prestado por este novo projeto”.
Uma rádio para Baião, de nome Baionense FM, foi a proposta de Joana Ribeiro e Beatriz Monteiro, promotoras do segundo projeto vencedor. As alunas explicaram que a rádio, “numa fase inicial, funcionará apenas ao fim de semana e que se pretende que seja um instrumento de comunicação, servindo de entretimento e de veículo de expressão social”.
O terceiro projeto a pontuar no concurso dá pelo nome de Keychain e é promovido pelos alunos Luís Monteiro e Mariana Melo.
O projeto quer colocar à venda um “um chaveiro/ porta-chaves 2 em 1, para que as pessoas mantenham as suas chaves organizadas”. Os promotores da ideia, que mostraram um protótipo ao jurí, explicaram que “este chaveiro tem a particularidade de ser fabricado com materiais reutilizados, tais como peças de cinto de automóvel em fim de vida. É indicado para todas as pessoas que tenham por hábito fazer compras on-line e gostem de produtos personalizados e, por outro lado, que se preocupem com o ambiente”, referem.
As outras 5 ideias a concurso dão pelo nome de A delícia das Marias / Cup-Cup; Chocolate quente inovador/ Choctasty; Barradinha; Apanhatudo e Movevisão.
O vereador dos assuntos económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, relevou “que foi difícil selecionar os projetos vencedores porque, todos, no geral eram muito interessantes e apresentavam boas ideias de negócio, a maioria dirigidas para o concelho de Baião”. José Lima mostrou-se muito satisfeito por ver “os jovens baionenses a adquirir competências empreendedoras e referiu a importância deste género de projetos que ajudam os alunos a aumentar a sua literacia financeira e a olhar para o mundo dos negócios com outros olhos”.
O concurso “Shark Tank Júnior de Baião” promovido pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social – Terceira Geração “Integrar Baião” (CLDS-3G “Integrar Baião”), tem como principais objetivos a promoção do empreendedorismo na região; fomentar e estimular o espírito empreendedor e inovador dos jovens; premiar o sentido de iniciativa, criatividade e o comportamento empreendedor dos participantes neste concurso, mediante a apresentação e desenvolvimento de um projeto baseado numa ideia inovadora (produtos, processos, sistemas ou negócios); valorizar o desenvolvimento de capacidades como a observação, a iniciativa, o trabalho em equipa, o assumir de riscos, a tomada de decisões e a resolução de conflitos.