Jovens deputados baionenses visitaram a Assembleia da República

Na deslocação a Lisboa os alunos baionenses foram recebidos pelo anfitrião da iniciativa, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Luís Carneiro. A iniciativa começou com uma visita demorada à imponente Sala do Senado, o que permitiu aos alunos ficaram a conhecer a história daquele local e a admirar as características infraestruturais únicas da sala que tem mais de 150 anos, entre muitos outros pormenores: originalmente destinada às sessões da Câmara dos Dignos Pares do Reino, o espaço foi projetado em 1856 por Jean-François Colson. Ao longo dos anos muitas foram as intervenções por que passou a sala e hoje em dia, além de conferências, a sala acolhe regularmente sessões de homenagem, audições parlamentares, eventos culturais, como espetáculos teatrais e concertos musicais, a iniciativa Parlamento dos Jovens e as cerimónias de atribuição dos Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa e do Prémio Direitos Humanos, por exemplo.

Para além de terem almoçado na cantina da Assembleia da República, os jovens puderam, ainda, assistir a uma sessão plenária de debate onde eram discutidos no momento diversos assuntos relacionados com o país. Os alunos acompanharam toda a dinâmica do debate com muita atenção.

Para além da companhia de José Luís Carneiro, acompanharam os alunos, Paulo Pereira e José Pinho Silva, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Baião.

Também os docentes dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz, envolvidos no projeto, tiveram a oportunidade de acompanhar esta importante jornada de enriquecimento cívico e cultural.

José Luís Carneiro lembrou a importância da iniciativa junto dos mais jovens que serve “como forma de estímulo ao interesse manifestado pelos alunos acerca dos temas da democracia, da participação cívica e da causa pública”. O presidente da Assembleia Municipal de Baião mostrou-se muito satisfeito pelo envolvimento dos alunos neste projeto, que dignifica “os valores da participação e da preparação das mais jovens gerações para o exercício da cidadania”.