“Burla em Angola, Burla em Portugal” conta uma história 100% verídica, a história de Manuel Lapas, um cidadão de Vila Nova de Gaia que foi burlado em Angola e que andou na justiça durante 16 anos numa verdadeira odisseia em luta, sozinho, contra quem o burlou. O seu caso tornou-se conhecido mundialmente quando, em 2012, Manuel penhorou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, um avião angolano. São os bastidores, e os meandros do que antecedeu essa penhora, que é contado pela jornalista, depois de uma investigação junto de 2 tribunais portugueses.
A jornalista terá ao seu lado na apresentação da obra o apresentador de televisão, e seu amigo, Jorge Gabriel, e o professor António Salazar, autor de “A ponte caiu-me em cima – A tragédia de Entre-os-Rios”, co-autor do Hino da Liga dos Bombeiros Portugueses e medalha de mérito pelos serviços relevantes prestados a favor da comunidade Cinfanense, atribuída pelo Município de Cinfães. Junta-se à sessão Manuel Lapas, o protagonista real da história que é contada em “Burla em Angola, Burla em Portugal”.
Susana Ferrador é doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, na Universidade do Porto, é licenciada em Cinema pela Universidade da Beira Interior e pós-graduada e mestre em Jornalismo, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.
O lançamento da obra acontece no próximo sábado, dia 9 de junho, às 18h, no Restaurante da Tapada, no Gove, em Baião, e a sessão é aberta ao público em geral.
Durante o evento será servido um cocktail da autoria do Chefe Silva, proprietário do espaço, que foi escolhido para a apresentação da obra pela ligação afetiva que a autora sente por aquele local onde trabalha como empregada de mesa, há muitos anos, nos tempos livres.
O livro está à venda em todas as livrarias do país. Durante a sessão vão estar disponíveis exemplares da obra para venda.