Baião presente no Dia de Portugal na Galiza

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, na companhia do vereador do Ambiente, Henrique Gaspar, esteve presente, na cerimónia de abertura das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Ourense (Galiza), a convite do Vice-Cônsul de Portugal na Galiza, Manuel Correia da Silva.

As comemorações decorreram entre 8 e 9 de junho tendo por objetivo a promoção da cultura e do turismo de Portugal junto do público galego e de outros pontos de Espanha.

As celebrações contemplam uma vertente de promoção de produtos locais portugueses e do turismo dos municípios presentes, mas também momentos culturais como o teatro, a música ou o cinema.

Durante todo o evento, Baião irá divulgar os seus produtos e atrativos turísticos, através de um expositor onde estão presentes colaboradores do pelouro do Turismo da autarquia, assim como dois convidados especiais, responsáveis pela animação de rua, o “prior” medieval do Mosteiro de Ancede (o ator Rafael Pereira) e a sua “caseira” (Paula Pinto) que divulgaram junto aos passantes o Festival do Anho e Arroz de Forno, assim como diversas atrações turísticas do município.

Na sessão de abertura, a Presidente de Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, falando em nome de todos os autarcas presentes, salientou a importância do reforço dos laços de cooperação e da parceria entre o Norte de Portugal e a Galiza para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos das duas regiões. Recorde-se que no ano transato a honra de discursar em nome dos municípios presentes na iniciativa, coube a Baião e ao seu Presidente de Câmara, Paulo Pereira.

Em declarações à imprensa galega o autarca baionense referiu que “estas iniciativas revestem-se de grande importância, constituindo-se como um excelente momento de promoção turística de toda a região e de Baião em particular” sublinhando que “a promoção de Baião no exterior é estratégica para a sua afirmação  nas regiões do Grande Porto e na Galiza, importantes pólos aglutinadores de turistas que, por norma, circulam por todo o território”.

Ourense é a terceira maior cidade da Galiza e tem mais de 100 mil habitantes.