O concelho de Baião foi o local escolhido para receber a última fase das Olimpíadas do Desporto da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. As provas tiveram lugar no dia 30 de junho, sábado.
Realizaram-se provas de badminton, futsal masculino e feminino e de natação, distribuídas pelo Pavilhão Multiusos de Baião, pela Piscina Municipal Coberta e pelo Polidesportivo da Escola Básica e Secundária de Baião.
Participaram neste evento atletas federados ou não federados, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, provenientes dos 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS). Ao todo contabilizaram-se cerca de 500 pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes.
As Olimpíadas tiveram como objetivo a promoção da prática de atividade física e do intercâmbio desportivo, bem como o convívio entre a comunidade desportiva juvenil do Tâmega e Sousa.
A cerimónia de encerramento realizou-se no Pavilhão Multiusos de Baião, onde os jovens atletas tiveram a oportunidade de receber os respetivos prémios.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, que estava acompanhado pelo Primeiro Secretário Executivo da CIM Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, “estas Olimpíadas valem, acima de tudo, pelos momentos de amizade e de companheirismo, valores fundamentais da nossa sociedade”. O autarca referiu ainda que “Baião está sempre disponível para acolher eventos desta natureza”.
Importa destacar que este ano foi estabelecida uma parceria entre a CIM-TS e o Comité Olímpico de Portugal, no sentido de potenciar os benefícios associados à prática do desporto e da atividade física assim como os valores e padrões associados ao movimento Olímpico.