A Câmara Municipal de Baião, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, apresentou no passado dia 9 de julho, à Comunidade Educativa do Concelho de Baião, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE do Tâmega e Sousa). A apresentação do plano decorreu no Auditório da Escola Básica e Secundária de Vale de Ovil e contou com a presença de 40 participantes, entre docentes, não docentes e responsáveis pelas associações de pais.
O plano, apoiado por fundos comunitários, representa um investimento de cerca de 8 milhões de euros, e tem como principal objetivo ser um instrumento estratégico no domínio da educação com sucesso e um importante complemento das políticas públicas educativas da região.
O PIICIE do Tâmega e Sousa está organizado em nove operações, dirigidas a todos os ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao secundário e profissional.
O plano estará em vigor nos próximos três anos letivos e visa dar continuidade ao processo colaborativo que a CIM do Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver com os municípios e a comunidade educativa do território.
Quem marcou presença nesta sessão de trabalho foi o vice-presidente e vereador da educação da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, acompanhado pelo primeiro secretário executivo da CIM Tâmega e Sousa, Telmo Pinto. Para o autarca baionense “este Plano é um importante instrumento de promoção do sucesso educativo. Importa que as escolas, no quadro da sua autonomia, nomeadamente pedagógica, o assumam e integrem no seu planeamento, de modo a cumprirem a exigente missão de educar cidadãos capazes de enfrentarem com sucesso os desafios que a vida lhes reserva.”
José Pinho Silva referiu também que a autarquia está sempre disponível para incentivar e promover o sucesso escolar do concelho de Baião, em articulação com os agrupamentos de escolas.