Ex-militares baionenses recebidos nos Paços do Concelho

Cerca de 30 ex-militares, que combateram na guerra colonial, do concelho de Baião, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, no passado, domingo, dia 15 de julho.

“É uma honra receber estes homens, que dedicaram alguns dos melhores anos da sua juventude ao serviço da pátria, em momentos tão difíceis.”, referiu o autarca baionense.

José Pinho Silva salientou que os ex-militares “são um exemplo para as novas gerações porque foram capazes de fazer a guerra e construir a paz”, desafiando-os a contarem as experiências vividas aos mais novos para que as histórias desse tempo não se percam e não caiam no esquecimento.

A organização deste encontro esteve a cargo do presidente da Junta de Freguesia do Grilo, Joaquim Pereira e do ex-combatente António Monteiro Valente.

“Vocês fazem parte da história, não só de Baião mas sim do longo e rico percurso  de Portugal”, destacou o presidente da Junta de Freguesia. O jovem autarca, juntamente com o vice-presidente da autarquia baionense, homenagearam o ex-combatente António Monteiro Valente, através da oferta de uma placa que simboliza a valentia, a camaradagem e o espírito de sacrifício na defesa do valor da vida, deste baionense.

Com a voz embargada pela emoção, o ex-combatente agradeceu aos autarcas a homenagem e todo o apoio dado pela autarquia e pela junta para a concretização do encontro.