Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, presidiu esta quinta feira, 1 de agosto, à cerimónia de apresentação de uma nova equipa de intervenção permanente (EIP) que vai ficar sediada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Baião. Na sessão estiveram presentes José Costa, comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, e José Manuel Ribeiro, comandante da Proteção Civil Municipal.
O investimento na criação de uma EIP resulta de um acordo tripartido entre a Autoridade Nacional da Proteção Civil, a Câmara Municipal de Baião e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião. O investimento total é de 60 mil euros. A autarquia baionense comparticipa metade deste valor.
A nova equipa é constituída por cinco bombeiros, vinculados à associação por contrato individual de trabalho, que asseguram o socorro, de forma permanente, em todos os dias úteis, por um período semanal de 40 horas, de acordo com um plano de horário elaborado pelo comandante do corpo de bombeiros.
O objetivo da EIP é dar uma resposta rápida às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens, designadamente em caso de incêndio, inundações, desabamentos ou outras ocorrências no âmbito da proteção civil.
Nesta fase mais crítica, a EIP dos Bombeiros de Baião fará patrulhamento e ações de prevenção. O horário, de oito horas diárias, será flexível e adaptado às necessidades operacionais. E o comandante, José Costa, não escondeu que eram necessárias mais equipas para se revezarem, enquanto agradeceu à autarquia a sensibilidade e apoio no reforço de mais meios humanos.
Paulo Pereira sublinhou a importância que estes elementos terão na “melhoria e eficiência das condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes no concelho” e dirigiu-se aos 5 operacionais que agora começam as suas funções pedindo-lhes que façam “o melhor possível as suas tarefas porque a população precisa e merece sentir-se segura. Se todos nós fizermos a nossa parte podemos realmente fazer a diferença. A criação desta nova equipa representa um grande esforço financeiro por parte da autarquia, mas não temos dúvidas de que valerá a pena e de que a nossa decisão foi acertada”.
José Manuel Ribeiro mostrou-se muito satisfeito por ver aumentar o efetivo na Cooperação de Bombeiros de Baião e expectante quanto à criação de mais equipas do género no concelho. “O nosso território é muito denso e esta equipa contribuirá para fazer a diferença em tudo. Quando aparece uma solicitação a resposta é imediata, ou seja, é a prontidão ao minuto. A segurança e a resposta ao cidadão passa a ser muito maior“, esclarece.
Está prevista a criação de uma segunda EIP, que ficará sediada nos Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere, garantia que foi dada por José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, aquando a sua visita a Baião em maio deste ano e o processo encontra-se a aguardar que o governo envie luz verde.