Tudo a postos para o arranque da Grande Final do Campeonato do Mundo de Motonáutica. A partir do próximo sábado, a Albufeira da Pala, em Baião, volta a ser palco de um dos mais emocionantes desportos de alta velocidade a nível mundial. Portugal é representado por Duarte Benavente que vai lutar para estar à altura dos seus adversários. Rashed Al Qemzi, dos Emirados Árabes Unidos, campeão do mundo 2017 em Baião, é o favorito ao grande prémio de Motonáutica F2 que será disputado por 31 pilotos internacionais. A Suécia e a Itália são os países, num total de 17, com mais pilotos em prova
Os motores começam já a aquecer nesta sexta-feira, 14 de setembro, com a chegada das equipas a Baião. Depois das inspeções técnicas, o dia de sábado será preenchido com treinos livres, cronometrados, provas de qualificação e de eliminação. O nível de competição intensifica-se no domingo com as corridas de repescagens e as provas no quadro principal que vão determinar o vencedor do Grande Prémio Portugal F2.
Este campeonato terá um grande impacto no município de Baião e no norte do país. Nestes dois dias são esperadas mais de 20 mil pessoas que, à semelhança do ano anterior, vão preencher as duas margens do Douro. Estes números são também bastante positivos para a restauração e hotelaria que já regista uma ocupação quase total, num raio de 40 km da Albufeira da Pala.
A prova é organizada pela Câmara Municipal de Baião e pelo Clube Náutico de Ribadouro, em colaboração com a U.I.M. – União Internacional de Motonáutica, a Federação Portuguesa de Motonáutica, o Turismo de Portugal, a Turismo Porto e Norte de Portugal, a APDL e a União de Freguesias de Ancede e Ribadouro.