Os três agrupamentos de escolas do concelho de Baião – Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz-Ancede –, receberam, uma vez mais, os galardões “Eco-Escolas”, que atestam as boas práticas ambientais desenvolvidas naqueles estabelecimentos de ensino.
Eco-Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 , que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Foi na Expocentro do Pombal que se reuniram, este ano, no dia 4 de outubro, as escolas amigas do ambiente de todo o país. Estavam inscritas 1625 escolas, das quais 1438 foram galardoadas com a bandeira do Eco-Escolas, entre as quais se destacaram as EB 2,3 de Ancede e de Santa Marinha do Zêzere e a EB 2,3/S de Baião.
Tratou-se da consagração do trabalho de um ano ao serviço da defesa do ambiente e da sustentabilidade, levado a cabo por toda a comunidade escolar daqueles estabelecimentos e integrado no projeto “Eco-Escolas”.
As escolas estiveram representadas, cada uma, por grupos de três alunos e por um professor, tendo também estado presente a colaboradora do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Baião, Luísa Borges, dado que o município é parceiro do projeto desde o ano letivo 2006/2007.
Antes de regressar a Baião, os jovens tiveram, ainda, a oportunidade de estar com o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que felicitou os alunos pelos prémios recebidos.







