O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, após o convite alargado a todas as associações desportivas, recreativas e culturais com atividade registada no pelouro do associativismo, reuniu no passado dia 27 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com as que se fizeram representar.
Estiveram presentes diretores de 18 associações, e o encontro serviu, para além do conhecimento mútuo dos responsáveis do movimento associativo concelhio e da autarquia, para esclarecer pormenores da política de apoio ao associativismo, tendo por base o regulamento de apoios em vigor, aprovado pelos órgãos municipais.
O encontro serviu, também, para ouvir a opinião dos dirigentes associativos acerca dos desafios, dificuldades e problemas com que se deparam no exercício das suas funções, assim como apresentação de sugestões para a sua resolução. Paulo Pereira, acompanhado pela vereadora da Cultura, Anabela Cardoso; Sílvia Costa, coordenadora do Pelouro do Desporto e Associativismo; e Filomena Cardoso, coordenadora do pelouro da Juventude, sublinhou a importância do movimento associativo e dos seus dirigentes e participantes, exortando os presentes a apresentarem sugestões transversais de melhoria, a serem tidas em conta em sede de alteração futura do regulamento de apoios.
O autarca sensibilizou todas as associações para a necessidade de cumprimento do regulamento, nomeadamente a apresentação das candidaturas em tempo correto, e aproveitou a ocasião para desafiar as associações desportivas a desenvolver mais actividades e modalidades, rentabilizando as instalações formais e informais disponíveis no concelho, exemplificando com modalidades de pavilhão ou natação de competição.
Paulo Pereira considera que as associações de natureza cultural e recreativa, à semelhança das desportivas “assumem um papel fundamental no processo de participação cívica dos cidadãos e uma importância significativa no processo de desenvolvimento sustentado do concelho de Baião, e daí, o apoio do Município ser muito importante para cada uma das instituições desenvolver as suas atividades”. E concluiu, afirmando que “não será por falta de apoio do município às associações que não haverá mais e melhor desporto e cultura em Baião”
Do cumprimento do plano de trabalhos foi ainda eleita uma associação que representará o movimento associativo, no recém-criado Conselho Municipal da Juventude