O Município de Baião, a convite do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, volta a associar-se à comemoração do Dia Mundial da Diabetes que se assinala, hoje, dia 14 de novembro.
Para celebrar esta efeméride o edifício do Campus Social iluminar-se-á de azul, promovendo desta forma simbólica a reflexão sobre o aumento da doença em todo o mundo.
O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes (International Diabetes Federation – IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo, tornando-se em 2007 dia oficial de saúde da Organização das Nações Unidas – Resolução 61/225 das Nações Unidas.
O Dia Mundial da Diabetes assinala-se, todos os anos, no dia 14 de novembro, como forma de comemorar o aniversário de Frederick Banting, médico canadiano que, juntamente com Charles Best, concebeu a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul:
-O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde.
-O azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas.
-O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes