Na continuidade da Festa de Natal Sénior do passado dia 9 de dezembro, realizou-se neste domingo o segundo almoço com as restantes freguesias do nosso concelho.
A população mais experiente das freguesias de Campelo e Ovil, Santa Marinha do Zêzere, Teixeira e Teixeiró, Loivos da Ribeira e Tresouras, Frende, Gestaçô e Santa Leocádia e Mesquinhata, compareceu no pavilhão multiusos de Baião onde se foram acomodando para assistir à eucaristia dominical presidida pelo pároco Jorge Coutinho.
Findo aquele momento, e já com os seniores em alegre cavaqueira, foi servido o almoço, onde não faltaram as sobremesas alusivas à época natalícia, como as rabanadas e a aletria.
Terminada a refeição, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, dirigiu-se aos presentes referindo-se ao grande momento que é o Natal. Salientou que era com grande prazer reencontrar pessoas que já não via há algum tempo, e que este era um momento de reencontro e de confraternização. Referiu ainda, que “a câmara está a trabalhar empenhadamente para garantir melhor qualidade de vida aos seus munícipes” e relembrou a implementação de medidas especialmente dirigidas à população sénior, como sejam a Unidade Móvel de Saúde, a Linha Amiga, o Fundo de Solidariedade Social, a iniciativa “Viver Baião” ou o passeio Sénior.
Tomou parte no discurso aos seniores, o vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da Ação Social, José Pinho Silva, que tornou visível que esta era uma festa inteiramente merecida: “Foram vocês que, com o vosso trabalho, contribuíram para o desenvolvimento e engrandecimento do nosso concelho”, referiu.
“É um gosto promover esta festa de confraternização e alegria para esta grande família baionense, porque estes cidadãos que são os mais experientes do concelho, são também muitos daqueles que têm ainda um espírito jovem”, sintetizou José Pinho Silva.
Terminado o momento dos discursos, seguiu-se a animação a cargo do rancho folclórico de Baião, ao qual se juntou o grupo musical “O Estaleiro” – constituído maioritariamente por colaboradores da autarquia -, que com as suas músicas coloriu um animado baile para os muitos presentes.
Para recuperar as energias e regressar a casa, nada melhor que um lanche, também ele alusivo à época.