Mais de 90 presépios para ver de forma gratuita no Mosteiro de Santo André em Ancede

Uma exposição incrível de 90 presépios pode ser vista gratuitamente até dia 26 de janeiro no Mosteiro de Santo André de Ancede. Um dos presépios tem 16 metros e foi concebido pelo pároco Francisco Pedrosa. Os restantes são da autoria das crianças que frequentam a catequese na Paróquia de Ancede.

 

Ao todo são 90 presépios expostos em estantes, que foram construídos com materiais reciclados pelas crianças da catequese da paróquia de Ancede e com a supervisão e ajuda das catequistas e do padre Francisco Pedrosa. A beleza, criatividade e bom gosto impostos na edificação dos presépios está a impressionar os muitos curiosos que já visitaram a exposição.

A grande atração é um presépio gigante, com 16 metros, da autoria do padre Francisco. O pároco costumava construir o presépio em sua casa num espaço de 8 metros, que se começou a tornar demasiado pequeno para a envergadura que a escultura atingiu. Por isso mesmo, tendo noção da minucia, relevância e importância para a comunidade do trabalho artístico apresentado, a autarquia decidiu associar-se à iniciativa e cedeu à paróquia de Ancede um espaço no Mosteiro de Santo André que alberga toda a exposição.

O grande presépio foi construído de forma a que nenhum pormenor fosse esquecido: há paisagem serrana, com o presépio no cimo, habitações espalhadas pela encosta e um vale com campos agrícolas, composto com algumas miniaturas animadas como é o caso do lenhador, que estimulam o imaginário de todas as idades. Ao longo de todo o presépio são retratados vários ofícios antigos da época do nascimento de Jesus, como camponeses, oleiros, almocreves, padeiros e outros, numa simbiose perfeita. A escultura é uma verdadeira cidade dos tempos antigos, repleta de magia, de história e de cor.

A exposição estará aberta nos dias 5 e 6 de janeiro (entre as 14h30 e as 17h30); 12 e 13 de janeiro (14h30 às 17h30) e no dia 26 de janeiro (19h às 22h), dia em que muitos cantadores vão rumar à tenda do Mosteiro de Santo André de Ancede e cantar as janeiras, uma tradição concelhia muito apreciada e concorrida.

Para além das horas mencionadas, que são da responsabilidade da Paróquia de Ancede, relembramos que pode visitar o Mosteiro de Santo André de quinta-feira a domingo das 9h00 às 13h00 (última entrada para visita às 12h00) e das 14h00 às 17h00 (última entrada para visita às 16h00). Também nestas horas, a guia turística do Museu terá todo gosto em mostrar a exposição de presépios.