Paulo Pereira nomeado personalidade do ano

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, foi escolhido pela Federação Portuguesa de Motonáutica e pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) para receber a distinção de Personalidade do Ano na Gala do Desporto da CDP.

Organizada pela CDP, a Gala do Desporto é a festa anual do Desporto Português. A edição deste ano, a 23ª Gala do Desporto, tem lugar amanhã, 30 de janeiro, no Casino do Estoril.

Cada edição do evento é subordinada a um tema. Este ano, o tema  “Desporto para Todos”, atende à realização em 2020 dos Jogos Mundiais de Desporto para Todos em Lisboa, iniciativa na qual a CDP está envolvida.

Durante a cerimónia serão entregues os Prémios de Mérito Desportivo, atribuídos às Personalidades do Ano indicadas pelas Federações e homenageados os Campeões do mundo e da Europa da época finda. É objetivo da iniciativa o reconhecimento público dos sucessos internacionais do Desporto Português.

Atribuir-se-á, ainda, o Prémio “Desportistas do Ano” nas categorias de Atleta Feminino, Atleta Masculino, Jovem Promessa, Equipa e Treinador.

Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, não teve “nenhuma dúvida” quanto à nomeação do autarca baionense por considerar ser “mais que justa”. Paulo Ferreira diz que “a atribuição é merecida pelo esforço extraordinário desenvolvido por parte do presidente no sentido de procurar apoios financeiros para a realização da prova, nomeadamente, entre outras entidades, junto das secretarias de Estado do Turismo, da Juventude e Desporto, do Turismo de Portugal ou do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Paulo Pereira é um autarca visionário, carregado de personalidade e conhecimento, que muito contribuiu para a visibilidade da motonáutica em Portugal”, enfatiza.

O Campeonato do Mundo de Motonáutica voltou à pista da Albufeira da Pala em 2016, depois de 14 anos de impasse. O autarca sempre acreditou que Baião reunia todas as condições para voltar a receber um evento daquela envergadura, opinião corroborada, mais tarde, pela União Internacional de Motonáutica (UIM) que, publicamente afirmava: “a pista traçada sobre as águas da Albufeira da Pala/ Baião é magnifica, é única entre todas as utilizadas no campeonato. A UIM reconhece-a como a melhor pista”.

Sem demoras, numa forte parceria com o Clube Náutico de Ribadouro, e contando com um forte empenhamento de Mário Sousa – seu presidente – e respetivos dirigentes, o autarca  empenhou-se na ideia de voltar a trazer o Campeonato do Mundo para Baião tendo encontrado bastantes obstáculos burocráticos que se prendem com questões de financiamento. Nunca esmoreceu. Há 3 anos que a prova mundial se realiza em Ribadouro. O seu empenho valeu-lhe elogios mundiais e uma projeção nunca antes vista para o concelho: na última edição da prova, em setembro de 2018, vieram competir a Baião 31 pilotos de 17 países. Mais de 20 mil pessoas assistiram à competição nas margens do Douro. Os hotéis esgotaram e a restauração não teve mãos a medir.

Paulo Pereira nasceu em 1968 e a sua formação de base está ligada ao desporto. É licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1994) e Mestre em Ciências do Desporto (Área de Psicologia do Desporto) pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (1998). A tese que lhe valeu o grau de Mestre foi, na altura, reconhecida academicamente pela relevância e contributo de excelência que trouxe à investigação da área das motivações para a prática desportiva.

Foi coordenador do Departamento de Expressões e Tecnologias, professor da Formação Técnica de Desporto, Coordenador do Núcleo do Desporto Escolar e Delegado de Grupo na Escola EB 2,3/S de Baião.

Foi vice-presidente da Comissão Instaladora da Escola EB 2,3 de Ancede e é um formador reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Frequentou o Curso de Auditores de Defesa Nacional (edição 2013/2014) do Instituto da Defesa Nacional.

Em 1998, a par com o ensino, entrou na política e, desde essa altura até 2005, foi vereador da Câmara Municipal de Baião, eleito pelo partido socialista (oposição).

Desde 2005 até 2015 foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, eleito pelo partido socialista.

Em 2015 assume funções como Presidente da Câmara Municipal de Baião.

Em dezembro de 2017  foi eleito presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) que é atualmente composta pelos municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto e Marco de Canaveses.