Carnaval traz milhares a Baião

Para celebrar o Carnaval, a Câmara Municipal de Baião organizou mais um corso carnavalesco, este domingo, 3 de março, onde regressaram a alegria, a festa e o fervor dos grupos carnavalescos às ruas da Vila de Baião. O desfile contou com mais de 1000 foliões oriundos de várias freguesias do concelho, numa verdadeira composição de música, cor, diversão, fantasia e as habituais sátiras próprias da época carnavalesca.

O cortejo partiu às 14h30 do recinto da Feira do Tijelinho, descendo a Rua de Camões em direção aos Paços do Concelho. Aí, teve lugar um convívio entre todos os folgazões e a entrega de troféus aos grupos participantes no cortejo, entre eles Juntas de Freguesia, Associações Culturais, Recreativas e Desportivas. Cerca de 40 grupos participaram no desfile o que, de acordo com Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, se revestiu “numa das maiores participações de sempre”.

Para abrilhantar a festa, a partir das 16h00, o grupo musical “O Estaleiro” atuou vestido a preceito e quem quis deu um pezinho de dança. A gargalhada foi garantida.

A festa da folia, das máscaras, das brincadeiras e da dança conquistou miúdos e graúdos e entre carros alegóricos e foliões trajados, o público não conteve o riso. Milhares de pessoas encheram as ruas, o tempo ajudou e a tarde esteve perfeita.

Paulo Pereira, antes mesmo de entregar os troféus aos grupos participantes, dirigiu-se aos foliões para lhes “agradecer a animação proporcionada” e mostrar a sua satisfação por ver “o empenho de todos”. O autarca lembrou “a importância de se manter as tradições carnavalescas locais” e recordou que “Baião já provou, há muito, que sabe preservar a sua história, seja ela de que âmbito for. O Carnaval une gerações e é por isso que o devemos preservar”.

Anabela Cardoso, vereadora da Cultura da autarquia baionense frisou o facto de que “não era possível o sucesso da iniciativa sem a ajuda determinante dos agrupamentos de escolas, dos pais e encarregados de educação, dos professores, dos funcionários, das associações de solidariedade, das associações humanitárias, Culturais, Recreativas e Desportivas, das Juntas de Freguesia e da animação trazida pelos grupos do concelho”, deixando um agradecimento a todos.

Palhaços, bombeiros, políticos, doceiras, pintores, gnomos, piratas, princesas, entre tantos outras figuras do imaginário infantil, prometeram voltar para o ano.