Há cada vez mais turistas a procurar Baião em feiras de turismo

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – terminou este domingo e a participação de Baião no maior evento nacional dedicado à promoção da atividade turística foi um sucesso. Há cada vez mais turistas a perguntar e a procurar por Baião.

O certame, que comemorou o seu 31º aniversário, realizou-se de 13 e 17 de março, na FIL, no Parque das Nações em Lisboa. O espaço contou com a participação de mais de 1.000 expositores, 40 destinos internacionais e perto de 80.000 visitantes, entre profissionais e não profissionais.

O stand do Município de Baião esteve integrado no espaço da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, na ampla área expositiva da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião esteve presente na inauguração da Feira e Anabela Cardoso, vereadora da Cultura da autarquia baionense, responsável pelo pelouro do Turismo, marcou presença no sábado, 16 de março, o dia dedicado a Baião, onde não faltou a gastronomia típica, provas de vinho, animação teatral e promoção em vídeo do concelho.

Paulo Pereira lembrava na abertura do evento que “a participação de Baião constituiu, uma vez mais, uma oportunidade para promover o potencial e a oferta turística do concelho junto de operadores e profissionais do mercado, bem como de turistas e visitantes”.

3 dias depois, Anabela Cardoso, visivelmente satisfeita, deu nota de que o “balanço foi bastante positivo nas várias vertentes”. A responsável pelo pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Baião começou por acentuar “os resultados positivos na parte comercial, com os contatos que o staff baionense pôde fazer”.

Uma segunda componente passou pelo “entusiasmo que a animação apresentada por Baião, junto com a oferta gastronómica exposta no stand, gerou. O stand esteve sempre bastante ativo, muito dinâmico. Penso que a forma como conseguimos captar a atenção no sábado, o dia que nos foi dedicado, foi bem conseguida”, enalteceu.

No cômputo geral, Anabela Cardoso sublinhou que o stand onde Baião se integrou foi “muito visitado e vulgarmente comentado como um dos mais ativos e mais alegres da feira. Nesse sentido, eu não posso deixar de estar satisfeita”, regozijou-se.

A programação da CIM do Tâmega e Sousa na BTL 2019, desenhada em estreita articulação com os 11 municípios que a constituem – Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende –, inseriu-se na Operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.