Fevereiro encheu-se de atividades no Museu Municipal

Durante o mês de fevereiro o Museu Municipal de Baião deslocou-se a algumas escolas do concelho para a realização de várias atividades.

No agrupamento de Eiriz, alunos e professores da disciplina de História do 5º ano de escolaridade selecionaram a oficina sobre o Castelo de Bayam, aprendendo que o primeiro castelo da Terra foi de madeira e que durante as escavações arqueológicas aí realizadas foram encontrados no nível correspondendo a um incêndio, a espora de um cavaleiro, pontas de seta em ferro utilizadas pelos arqueiros e ainda uma ponta de besta que foi certamente manuseada por um besteiro. Para consolidar estas aprendizagens, os alunos foram os atores desta grande história.

O 1º ano da escola básica do Sudeste de Baião recebeu a oficina sobre “O porco”, baseada no livro “Outros Tempos” de António Mota. Esta oficina foi muito especial porque o professor Adriano trouxe à oficina um dos seus porquinhos bísaros apenas com 8 dias de vida.

A mesma oficina foi realizada no Jardim de Infância de Loivos da Ribeira, recorrendo ao jogo de mímica mais adequado para esta faixa etária, ficando na cozinha de brincar as moiras de faz-de-conta que os mais pequeninos encheram com bocadinhos de papel.

Pela primeira vez, alunos e professores das disciplinas de História, Geografia e Ciências, visitaram o Núcleo de Arqueologia do museu municipal, rumando logo de seguida à serra da Aboboreira, calcorreando o PR4 que nos levou a visitar alguns dos monumentos megalíticos desta serra, culminado a visita ao Dólmen de Chã de Parada I, monumento nacional.