Cerca de 50 finalistas do curso de Arquitetura e de Geografia da Universidade do Porto participaram, entre 1 a 8 de abril, na Maratona de Projeto “O Espelho da Pala”, no âmbito da disciplina de Projeto II do curso de arquitetura. Esta atividade curricular, desafiou os universitários a pensar e desenhar as margens da albufeira da Pala, constituídas pelas vertentes sobranceiras à mesma e os espaços de borda-d’água existentes no concelho de Baião, abarcando os territórios de Pala, Porto Manso e Mosteirô.
O resultado de uma semana de intenso trabalho criativo foi mostrado numa apresentação pública dos trabalhos realizados no passado dia 8 de abril, no Auditório Municipal de Baião.
Organizados em grupos de trabalho, os alunos apresentaram várias ideias e inúmeras soluções para a zona ribeirinha do concelho de Baião.
O Workshop Maratona de Projeto “O Espelho da Pala” resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Baião, a União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, a equipa docente de Projeto 5 do MIArq da FAUP, e pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP, assim como dos cursos de Mestrado em Geografia.
Este projeto contou a colaboração de técnicos municipais, especialistas em diferentes valências disciplinares, e docentes da FAUP, da FLUP e da FBAUP, de modo a garantir uma experiência prática aos alunos, mais próxima dos agentes de transformação do território, e, por isso, pertinente e estimulante para os futuros arquitetos.
A assistir à apresentação dos trabalhos esteve o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o vice-presidente, José Pinho Silva, o vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, o presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes e vários técnicos da autarquia baionense.
O edil baionense referiu que “algumas destas ideias e soluções inovadoras podem servir para uma futura reflexão do município”, Paulo Pereira agradeceu aos alunos e aos docentes pelo contributo deixado ao território e por terem ajudado a pensar em possíveis formas de projetar um dos locais turísticos de maior potencial do concelho.