Abatidos 65 ninhos de vespa asiática nos últimos 4 meses em todo do concelho de Baião

Média de extermínio de 16 ninhos por mês reforça o sucesso da parceria entre a autarquia baionense e os bombeiros do concelho, formalizada no início do ano.

De 11 de janeiro a 30 de abril foram exterminados 65 ninhos de vespas asiáticas um pouco por todo o concelho. Neste período ficaram por resolver 13 ninhos dos denunciados pelos cidadãos. De acordo com José Manuel Ribeiro, comandante da Proteção Civil Municipal, “alguns estão a 50 metros ou mais e nem com autoescada ou cesta elevatória os bombeiros conseguem ter acesso. O ciclo de vida de vespa é de um ano e tipicamente, nesses casos, a colónia morre e o ninho fica desativado e acaba por cair por ele próprio”, refere.

Recorde-se que perante a constatação de um crescente número de ninhos de vespa asiática (velutina) no Concelho de Baião, e de forma a garantir uma resposta mais célere e eficiente ao problema, a Câmara Municipal e as duas corporações de bombeiros do concelho, Baião e Santa Marinha do Zêzere, acordaram em janeiro deste ano que passariam a ser estas as entidades as responsáveis e com competência para a eliminação destes ninhos.

A autarquia ficou responsável por monitorizar e gerir as identificações e denúncias recebidas pelos cidadãos, encaminhando as mesmas, depois de previamente validadas, às corporações de Bombeiros para extermínio dos ninhos.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião mostrou-se muito satisfeito com a constatação destes primeiros números lembrando que a autarquia está atenta à problemática: “agradecemos aos bombeiros voluntários concelhios a eficiência e rapidez na resolução de cada ocorrência e aos cidadãos que nos têm feito chegar as suas denuncias. Só com este trabalho de equipa é possível conseguirmos estes resultados. Ainda há muito trabalho pela frente, mas estamos no bom caminho”.

De acordo com o edil baionense “nem só aos Bombeiros e à autarquia cabe esta responsabilidade. Os cidadãos têm aqui um papel fundamental”. A identificação e denúncia da existência de ninhos de Vespa Asiática cabe a todos e deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

– Contactar o serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Baião (contactos infra).

– Contactar a GNR, através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).

– Inserir/georreferenciar online o ninho ou os exemplares de vespa e preencher online um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal www.sosvespa.pt.

Deverá ser anexada, sempre que possível, uma fotografia da vespa ou do ninho, para possibilitar a sua identificação.

As juntas de freguesia locais estão disponíveis para esclarecimentos e auxiliar os cidadãos no preenchimento dos dados na plataforma www.sosvespa.pt.

Qualquer informação, comunicada através dos meios atrás referidos, será encaminhada para a Câmara Municipal de Baião que dará o devido seguimento ao processo.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Baião também está disponível para esclarecer os cidadãos relativamente a eventuais dúvidas que possam surgir no seguimento deste assunto. Os munícipes poderão fazê-lo através do telefone 939 998 036 e/ou do e-mail proteccao.civil@cm-baiao.pt.