Terminou, no passado dia 7 de junho, o projeto “Ler com (c)alma”, iniciativa da Biblioteca Municipal, junto da comunidade escolar. Este projeto pretende aliar a promoção do livro e da leitura à meditação, prática com reconhecidos benefícios na capacidade de concentração, autoconhecimento, gestão de emoções, entre outros. Ao longo de 21 semanas, a execução do projeto junto da comunidade escolar dividiu-se entre o 1º ciclo do Pólo Escolar de Carvalhais (Gestaçô), as turmas de 4º ano do Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere e alunos do 6º e 7º anos da Escola EB2,3 de Eiriz – Ancede.
Cada sessão iniciou com a leitura de um livro que abordava um tema específico, como o respeito pelos animais, pelas pessoas e pela natureza, o respeito pela diferença, o não julgamento do outro, a morte, a tristeza e outros temas de foro moral. Após a leitura, seguiu-se sempre um momento de reflexão sobre o tema, em que cada participante dava a sua opinião, partindo-se depois para uma meditação guiada que incluiu exercícios de respiração, tendo em vista uma maior sensação de relaxamento e paz interior. No final da meditação, os participantes jogaram “A Magia do Elogio”, que consistia em passar uma varinha mágica ao colega do lado e, ao fazê-lo, tecer-lhe um elogio; a prática de elogiar o outro teve como objetivo o reconhecimento de emoções e valores, mas também a promoção da autoestima das crianças. Cada sessão, terminou sempre com um abraço aos colegas do lado, a fim de criar/consolidar laços entre eles, promovendo a expressão dos afetos.
De acordo com Teresa Veiga, professora do 1º ciclo do Pólo de Carvalhais, a realização deste projeto foi benéfica pois teve a perceção que “com a prática de meditação, os alunos estão mais calmos e também mais criativos na expressão escrita”, referiu.
Embora, com o término do ano letivo, o projeto tenha chegado ao fim junto da comunidade escolar, continuarão a realizar-se as sessões de meditação abertas ao público em geral e que se realizam todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, na Biblioteca Municipal. Todas as sessões são gratuitas, requerendo somente a inscrição prévia.