Cerca de uma centena de cidadãos portadores de deficiência viveram momentos de diversão, de relaxamento e de recreio no Centro Hípico de Baião, repartidos por dois dias, 31 de maio e 7 de junho.
Trataram-se de Encontros de Hipoterapia que envolveram alunos dos Centros Escolares e utentes das instituições de solidariedade social do concelho de Baião e de concelhos vizinhos.
No dia 31 de maio o encontro juntou alunos do primeiro ciclo dos três Agrupamentos de Escolas de Baião. No dia 7 de junho participaram a Santa Casa da Misericórdia de Baião e as CERCI de Amarante, Marco de Canaveses e de Cinfães.
Todos os presentes puderam praticar a hipoterapia, um método terapêutico e educacional, que utiliza os andamentos do cavalo com o objetivo de promover o desenvolvimento psicológico e motor de crianças e de indivíduos com necessidades educativas especiais.
Nesta iniciativa esteve presente o vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, que referiu que “estas iniciativas visam promover o bem-estar global das pessoas portadoras de incapacidades, servindo também para o enriquecimento das suas competências pessoais e sócio-emocionais, o que constitui uma prioridade para o desenvolvimento de Baião”.
José Lima referiu também que “as portas do Centro Hípico estão sempre abertas para todas as instituições do concelho de Baião e dos concelhos vizinhos”.