O dia 15 de junho ficará para sempre gravado na memória de todos os grilenses: o novo Centro Cívico da freguesia foi inaugurado.
Foram muitos os populares que ocorreram ao Lugar de Passadouro para assistirem ao descerrar da placa que marca oficialmente a entrega do novo centro cívico à freguesia.
A nova infraestrutura ocupa uma área de aproximadamente 700 metros quadrados e contempla um palco capaz de acolher os diversos tipos de manifestações culturais que os cidadãos da freguesia entendam promover.
Junto ao palco foi ainda construído um edifício de apoio com casas de banho e arrumos no andar térreo. O espaço recebeu, também, um parque infantil e uma zona de lazer com bancos e mesas.
Todo o espaço foi embelezado com a plantação de árvores e ajardinamento de espaços verdes.
A cerimónia de inauguração foi presidida por Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, e pelo presidente da freguesia do Grilo, Joaquim Pereira. Juntaram-se, ainda, os vereadores Anabela Rodrigues, José Lima, Henrique Gaspar, Miguel Dinis Correia, Maria da Anunciação Gouveia e vários técnicos do município.
“Esta inauguração é o culminar de um sonho, não só meu, mas também dos anteriores presidentes de junta, que tudo fizeram para que esta obra fosse uma realidade”, referiu visivelmente emocionado Joaquim Pereira.
O presidente de junta apelou a todos os cidadãos para usufruírem do espaço, mas também para o preservarem.
Na sua vez, Paulo Pereira dirigiu-se à população presente, mostrando a sua “alegria, orgulho e honra” em estar no Grilo para a “inauguração do novo Centro Cívico que é de todos e que foi feito a pensar nos habitantes da freguesia”, lembrando que “a nova infraestrutura corresponde a um compromisso assumido com a junta de freguesia, que honra os grilenses e os baioneses”, frisou.
Segundo o presidente da Câmara, a Freguesia do Grilo fica, assim, dotada de um espaço de convívio que reforçará os laços da comunidade local e que criará condições para que se recuperem antigas tradições de convívio e de encontro.
A sessão de inauguração terminou em festa e harmonia, com o grupo de bombos “Verão Azul” a marcar o ritmo e o compasso e com a instrutura de Zumba Cátia Nogueira a dar uma aula que “aqueceu” os presentes.