Trezentos alunos ajudaram a “Recontar” Baião em livro

Decorreu no passado dia 14 de junho, no Auditório da Escola Básica e Secundária de Baião a apresentação do livro “Recontar Baião”.

“Recontar Baião” reúne os textos e ilustrações elaborados pelos mais de trezentos alunos das turmas dos 4º e 6º anos de escolaridade dos três Agrupamentos de Escolas de Baião sobre as lendas e tradições do concelho de Baião e sobre o escritor baionense António Mota.

O livro é o resultado de um conjunto de oficinas de escrita criativa, desenvolvidas ao longo do 2º período do presente ano letivo, no âmbito da estratégia educativa TâmegaSousa Educa (Acreditamos em ti), promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa em articulação com o Município de Baião, com o objetivo de desenvolver as capacidades expressivas e estimular a criatividade dos alunos, através da prática de escrita e reescrita de textos.

“Recontar Baião” conta o caminho percorrido desde as ideias à escrita, das palavras soltas aos textos mais estruturados, procurando criar pequenas histórias, estimular o prazer pela leitura e pela escrita e manter acesa a chama da criatividade.

O resultado final, para além de um livro “normal”, foi a apresentação de um livro gigante com mais de 1,5 metros de altura e 2,10 metros de largura, em que cada história é apresentada num formato cinco vezes maior do que uma folha de papel A4.

Na mesa de apresentação da obra estiveram o escritor, António Mota, os responsáveis pelos Agrupamentos de Escolas de Baião, o escritor e coordenador do livro, João Manuel Ribeiro e o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva.

O autarca baionense referiu que esta iniciativa se “inscreve na política desenvolvida pela autarquia para valorizar e estimular a leitura e a escrita, na medida em que estas favorecem a criatividade, estimulam a imaginação e facilitam a comunicação entre as pessoas, melhorando as capacidades e as competências dos alunos de hoje, cidadãos do amanhã, para poderem ser mais interventivos na construção da sociedade em que querem viver”.

Após a apresentação livro seguiu-se um Musical levado a palco pelo Conservatório de Dança do Vale de Sousa. A peça apresentada foi baseada no livro “O Nabo Gigante” do escritor Alexis Tolstoi.