Terceiro grupo da Patrulha Baião pronto para iniciar a vigia das florestas

Os elementos que vão formar o terceiro turno da Patrulha Baião inseridos no programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta, iniciaram ontem, 17 de julho, uma ação de formação.

Anabela Cardoso, vereadora que tutela o pelouro da juventude, e o vereador Henrique Gaspar, responsável pelo pelouro do ambiente, estiveram presentes e, entre palavras de agradecimento e de incentivo, realçaram o facto do programa se tratar de “um importantíssimo reforço dos meios de prevenção, combate e outras medidas de proteção à nossa floresta”.

Em cada turno os voluntários serão colocados em grupo de dois nos pontos de vigia previstos pelo Plano Operacional Municipal de defesa da floresta e natureza contra incêndios.

O Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas destina-se a cidadãos residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inclusive e promove práticas de voluntariado no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

O programa conta com a parceria e apoio dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere e da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do departamento do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Turnos do programa:
1º Turno: 24 de junho a 8 de julho;
2º Turno: 9 de julho a 23 de julho;
3º Turno: 24 de julho a 7 de agosto;
4º Turno: 8 de agosto a 22 de agosto;
5º Turno: 23 de agosto a 6 de setembro;

6º Turno: 7 de setembro a 21 de setembro.