Jovens baionenses tiveram dia diferente

A Rota do Românico, em articulação com a Câmara Municipal de Baião, promoveu atividades lúdico-pedagógicas dirigidas ao público infantojuvenil.

As atividades, sempre sob a orientação de monitores, foram realizadas em duas sessões, (2 e 19 de julho) e incluíram visitas guiadas, um pedipaper, jogos de tabuleiros e diversas oficinas.

No primeiro dia os destinatários foram as crianças dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas do Sudeste de Baião e do Vale de Ovil, no dia 19 os beneficiários foram os participantes das Férias Desportivas da Obra do Bem Estar Rural de Baião (OBER).

Na atividade da segunda sessão os alunos foram convidados a construir um dos monumentos de Baião, nomeadamente, a Igreja de Valadares, em 3D. Através da distribuição de uma planificação em papel, os participantes, recortaram, dobraram e colaram as diferentes partes que compõem o monumento, levando para casa o resultado do seu trabalho.

No período da tarde, os alunos realizaram uma visita guiada à Igreja do Mosteiro de Santo André de Ancede e tiveram ainda a oportunidade de visitar a capela do Senhor do Bom Despacho. Para culminar esta visita os meninos participaram num pedipaper no espaço envolvente do Mosteiro.