Jovens baionenses ajudaram a proteger a floresta

Foi com o sentimento de dever cumprido que os cerca de 50 voluntários que vigiaram parte do património Natural do concelho de Baião, chegaram ao fim do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta”.

A cerimónia de entrega de diplomas realizou-se no passado sábado, dia 28 de setembro, na Casa da Juventude e Desporto de Chavães e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, da vereadora da Juventude, Anabela Cardoso, do vereador do Ambiente, Henrique Gaspar Ribeiro, do diretor da região norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vitor Dias e pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, José Costa.

O “Patrulha Baião” decorreu entre os dias 24 de junho e 21 de setembro e levou a que todos os jovens participassem numa ação de formação relacionada com a proteção da floresta ministrada por elementos do gabinete florestal da autarquia e do SEPNA

O programa insere-se na estratégia que tem sido levado a cabo pelo município no que à proteção da floresta diz respeito, e a consequente prevenção dos incêndios.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa de voluntariado juvenil, que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. Pretende-se sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados.​

O presidente da Câmara Municipal de Baião, conversou com os jovens presentes e agradeceu “o esforço de todos”, louvando a atitude dos jovens e dando-les os parabéns pelo “sucesso da iniciativa”.

O edil baionense desafiou os jovens a “envolverem-se civicamente na causa pública, seja de que índole for, e participarem, com orgulho, todos os dias, na “construção” do seu futuro”.

Anabela Cardoso entre palavras renovadas de agradecimento, realçou o facto do programa se tratar de “um importantíssimo reforço dos meios de prevenção, combate e outras medidas de proteção à nossa floresta”.

Vítor Dias, lembrou que o programa ‘Voluntariado Jovem na Natureza e Floresta’ resulta “de uma aposta do Governo no voluntariado jovem para a proteção da natureza” e que o programa pretende “dar a conhecer e sensibilizar as pessoas para a diversidade ambiental do território.

O programa contou com a parceria e apoio dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere e da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do departamento do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA). Participaram jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade e com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado.