Os alunos do Agrupamento de Escolas de Eiriz e os professores dos Agrupamentos de Escolas do Sudeste e do Vale de Ovil participaram, no passado dia 4 de dezembro, em três sessões de risoterapia.
Esta iniciativa foi desenvolvida pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal de Baião, integrada num conjunto de atividade para 2019/2020, designadas de “Educar para a felicidade”, proposta pelos técnicos do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa), e do Serviço do Psicologia e Orientação (SPO).
Para o vereador da Educação da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, “rir é uma ferramenta fantástica que ajuda a viver melhor, reduzir o stress e ajudar a lidar melhor com os problemas. A alegria no trabalho torna as dificuldades mais fáceis”, referiu.
Segundo o autarca “estas iniciativas pretendem dar a conhecer aos alunos e aos professores as vantagens da boa disposição e do bem-estar no contexto escolar bem como as suas repercussões no sucesso, na relação com os outros, na satisfação pessoal e na realização pessoal e profissional”, salientou.
Risoterapia o que é?
A risoterapia consiste na aplicação de um conjunto de técnicas que visam libertar tensões físicas e emocionais através do riso. São utilizadas técnicas de expressão corporal, danças, jogos e até massagens, para que o riso surja de forma natural e desinibida. Através do relaxamento muscular e da boa disposição, é possível retirar inúmeros benefícios desta forma de terapia.





