O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, discursou este sábado, 18 de janeiro, numa das cerimónias anuais mais importantes da cidade de Cormeilles-en-Parisis, localidade francesa com quem Baião fez uma geminação em 2018. Nesta cidade, a cerca de 12 kms de Paris, vivem mais de 2000 portugueses que, a par com centenas de franceses, também eles, se juntaram na “Voeux à la population – 2020”, momento onde o executivo local, numa prática seguida em toda a França, deseja um bom ano a toda a comunidade ao mesmo tempo que faz uma retrospetiva da ação autárquica.
O autarca local, Yannick Boëdec, convidou o edil baionense e fez questão que este se dirigisse às mais de 1000 pessoas presentes na cerimónia, que é considerada um dos momentos políticos mais aguardados do ano.
Recorde-se que o município de Baião estabeleceu uma geminação com Cormeilles-en-Parisis a 9 de setembro de 2018, depois de diversas reuniões de trabalho preparatórias aquando das visitas mútuas das delegações dos dois municípios a cada vila.
De forma a honrar o compromisso, o executivo municipal começou de imediato a trabalhar nas várias possibilidades de intercâmbio que favorecessem o desenvolvimento dos dois territórios, de acordo com os interesses, possibilidades e calendário dos dois municípios. Esse trabalho tem sido feito e a Baião têm vindo muitos habitantes de Cormeilles-en-Parisis, em intercâmbios culturais mas também turistas e visitantes que, tendo ouvido falar de Baião, têm procurado o concelho.
A geminação com esta vila francesa tem como objetivo a partilha de experiências e de objetivos comuns em domínios como a educação, a formação, as questões sociais, a preservação do ambiente ou o património.
A união dos dois municípios permite, também, consolidar novas formas de cooperação territorial e institucional, nomeadamente no domínio económico, visando a internacionalização de micro e pequenas empresas contemplando, entre outras, ações de prospeção de novos mercados. Baião encontra-se a trabalhar, inclusivamente, na implementação de um “Espaço de Baião” na cidade francesa, tendo sido definido já o local, e que será uma “janela aberta” sobre o concelho de Baião mas, também, sobre Portugal.
Paulo Pereira elogiou a iniciativa francesa de se “colocar políticos e cidadãos frente a frente, de forma franca e aberta, credibilizando-se a política e acrescentando-se valor à democracia” e desejou bom ano a todos quantos estiveram presentes na cerimónia, convidando franceses e portugueses a visitar Baião.
O edil baionense lembrou o trabalho que tem sido feito a propósito da geminação e deixou a garantia de que em 2020 esse trabalho será reforçado porque os dois executivos “estão fortemente empenhados em continuar a criar momentos e iniciativas que permitam a partilha de experiências em áreas como a educação, o desporto ou as questões da preservação do ambiente e património”. Paulo Pereira deixou ainda a garantia de que se consolidarão “novas formas de cooperação territorial e institucional, nomeadamente no domínio económico, visando a promoção do território e dos seus produtos autóctones, num projeto de amizade estruturado e de relação recíproca. Em 2020 vamos continuar a apostar no intercâmbio intergeracional, favorecendo a partilha de experiências em diferentes grupos etários e nas mais diversas áreas”, referiu.
O autarca baionense revelou, ainda, que “se está a trabalhar no sentido de, brevemente, Baião possa receber uma delegação de desportistas na área do Karaté – modalidade na qual Cormeilles-en-Parisis tem atletas de alta competição -, que irá potenciar o desenvolvimento dos jovens praticantes baionenses”. Esse intercâmbio desportivo contemplará, também, o Futebol.
Durante a sua alocução, Yannick Boëdec mostrou-se muito satisfeito e orgulhoso pelo sucesso que tem sido a “parceria com o Município de Baião” garantindo, igualmente, o “empenho no trabalho de fortalecimento desta geminação que tem trazido muitos frutos para ambos os territórios”. Boëdec enviou um cumprimento especial a todos os portugueses, em especial aos baionenses, “povo amigo e irmão com quem França mantém uma relação de amizade e respeito”, agradecendo a Paulo Pereira a sua presença “numa cerimónia tão importante como é a Voeux à la population”. O autarca local fez, ainda, questão de convidar todos os presentes a visitarem Baião, descrevendo, ele próprio, “o que se sente quando se visita um concelho tão rico a vários níveis”.