O governo escolheu Baião, Lamego e Vila Real para dar início ao projeto “Roteiros da Defesa Nacional e, nesse âmbito, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, desloca-se a Baião na próxima terça feira, 28 de janeiro, pelas 15h.
João Gomes Cravinho será recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Pelas 16h, na presença de Paulo Pereira e do restante executivo, o Ministro desloca-se à Escola Secundária de Baião onde professores e alunos o esperam para lhe dar conta do trabalho desenvolvido no âmbito do «Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz» que já é trabalhado em Baião desde o ano letivo 2016/2017, depois do município ter assinado com o governo um protocolo interministerial, que tinha como objetivo a integração das temáticas da segurança, defesa e paz nos planos curriculares.
Esta iniciativa conjunta pretende contribuir para o envolvimento da sociedade civil no debate sobre as questões da Defesa Nacional e aproximar os cidadãos das Forças Armadas, envolvendo autarquias e escolas. Baião fez questão de se associar desde o início do projeto.
O «Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz» foi desenvolvido por uma equipa conjunta do Instituto de Defesa Nacional e da Direção-Geral da Educação, com vista a formar e sensibilizar os alunos no âmbito curricular da Educação para a Cidadania no pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Aborda, junto das gerações mais jovens, temáticas relacionadas com a vivência escolar e comunitária no processo de construção de regras e de resolução pacífica de conflitos, a educação rodoviária, educação para o risco, passando pela educação financeira e a educação para os media.
João Gomes Cravinho vai poder ver em Baião o ponto da situação desse trabalho. Está programada uma visita à exposição “Baião pela paz, memórias da minha família”, uma sessão de leitura sobre a Defesa Nacional, momentos musicais e conversas com alunos e professores.
Os Roteiros de Defesa Nacional pretendem criar oportunidades para debater a Defesa Nacional em diferentes regiões do território português e com diferentes elementos da sociedade, em parceria estreita com os municípios e os governos regionais.