Iluminação pública: conheça as quatro formas de pedir a substituição de lâmpadas fundidas

Os cidadãos podem desempenhar um papel fundamental na identificação de lâmpadas fundidas, ou de avarias, nos postes de iluminação pública. A sua ação pode ajudar a que estes problemas possam ser corrigidos mais rapidamente.

O trabalho de substituição cabe à empresa EDP Distribuição.

Contudo, a Câmara Municipal de Baião enquanto entidade que suporta os custos da iluminação pública no concelho, e que zela pelos interesses dos seus munícipes, pode também ser contactada a propósito deste assunto.

Em 2019 a Câmara Municipal de Baião investiu 434 mil euros em iluminação pública.

As quatro formas de reportar anomalias ou de solicitar a substituição de lâmpadas fundidas são:

 

– Através do contacto direto com a empresa EDP Distribuição

https://www.edpdistribuicao.pt/pt-pt/podemos-ajudar/avaria-iluminacao-publica

Número 800 506 506

 

– Através da plataforma “A Minha Rua”

https://eportugal.gov.pt/pt/a-minha-rua

 

– Através do contacto com a Câmara Municipal de Baião

geral@cm-baiao.pt ou número 255 540500

 

– Por via do contacto direto com a Junta de Freguesia de residência

 

A Câmara Municipal de Baião considera fundamental aumentar a eficiência energética. Ou seja, manter um bom serviço aos cidadãos no domínio da iluminação pública e reduzir a despesa.

 

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Baião irá proceder à substituição de 7452 luminárias tradicionais por luminárias LED. Este investimento foi inserido numa candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, com um investimento total de 1 milhão e 306 mil euros, financiado em 95 por cento por fundos comunitários. Pelo facto de se tratar de uma subvenção reembolsável, o município terá de devolver 95 por cento da verba comparticipada no prazo de sete anos após a substituição das luminárias: dois anos de carência após a conclusão dos trabalhos e cinco anos de pagamentos, divididos em nove prestações.

Prevê-se que a substituição da iluminação promova a redução em 63,3% das emissões do CO 2   que é enviado para a atmosfera a partir de Baião.