Autarquia baionense põe em prática Plano de Contingência interno para o COVID-19

A Câmara Municipal de Baião já dispõe de um Plano de Contingência Interno para enfrentar eventuais impactos do surto epidémico do novo coronavírus Covid-19.

O Plano de Contingência visa garantir as adequadas ações institucionais e comportamentos individuais pelos seus profissionais, de modo a minimizar a possibilidade de contágio entre os profissionais da autarquia, identificando todas as medidas necessárias de atuação perante um caso suspeito e garantindo o normal funcionamento dos serviços em todos os cenários.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, dirigiu-se a 12 de março, a grande parte dos funcionários da autarquia para lhes pedir “serenidade, calma e confiança nas instituições”.

O autarca baionense, acompanhado por técnicos da autarquia que têm andado de serviço em serviço a dar a conhecer o plano de contingência aos colaboradores, deu nota aos funcionários de que “a Câmara Municipal de Baião tem assegurado a existência de material de divulgação, de higienização pessoal e de proteção individual em todas as suas instalações, uma adaptação que foi feita em vários locais, de acordo com todas as recomendações em vigor”.

O edil baionense explicou, ainda, que a autarquia preparou 3 salas de isolamento, e pediu aos funcionários que acompanhem as informações emitidas pela DGS.

“Sobre esta matéria é suscetível que a autarquia, consoante a evolução de epidemia pelo COVID-19, tome outras decisões de prevenção de contágio, que podem passar pelo condicionamento ou supressão da oferta serviços”, disse Paulo Pereira. Recorde-se que a Câmara Municipal de Baião, em reunião com vários agentes locais de proteção civil suspendeu no dia de ontem, 12 de março, todos os eventos da responsabilidade da Câmara, agendados até 31 de março. Fechou, ainda, o Pavilhão e Auditório Municipais e suspendeu as atividades extra curriculares nos Pavilhões afetos às escolas do concelho.

A Câmara Municipal de Baião continua a acompanhar de forma atenta e permanente os desenvolvimentos acerca do surto COVID-19 e a seguir as orientações da Direção-Geral de Saúde.

A autarquia relembra que a Organização Mundial da Saúde recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão do COVID-19: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo); Lavar as mãos frequentemente e evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Os serviços camarários estão em funcionamento, devendo-se privilegiar o contacto via telefone (255 540 500), por correio eletrónico (geral@cm-baiao.pt) ou pelo Balcão de Serviços da página de internet da Câmara Municipal de Baião, sendo de evitar deslocações presenciais.