A informação sobre o apoio extraordinário foi avançada hoje, 21 de abril, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, numa reunião por videoconferência com responsáveis das duas Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho.
A proposta que enquadra o apoio camarário será apresentada em reunião de Câmara no dia 22 de abril onde se lê que o combate à pandemia COVID-19 obrigou a que estas corporações reforçassem a sua capacidade e meios de resposta e à adoção de medidas preventivas.
Ao mesmo tempo verificou-se uma abrupta redução do número de transportes de doentes efetuados pelos Bombeiros, o que teve reflexos na redução de receitas das entidades.
Para além do apoio económico a atribuir, que poderá vir a ser reforçado em função da evolução da situação, a Câmara Municipal de Baião tem distribuído máscaras, e outros instrumentos de proteção, a entidades do concelho como as corporações de Bombeiros, as entidades sociais e a GNR.
De referir que a Câmara Municipal de Baião apoia financeiramente os Bombeiros Voluntários de Baião e os Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, no pagamento dos custos de funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente, nos esforços de combate à vespa asiática e na assunção do pagamento de seguros, entre outras dimensões, tendo inscrita uma verba orçamental para 2020 de 123 mil euros.