A Câmara Municipal de Baião e as Juntas de Freguesia do concelho vão colaborar na disponibilização de máscaras a cidadãos que tenham dificuldade em comprar estes objetos de proteção.
A decisão foi tomada no seguimento de uma reunião por videoconferência, a 30 de abril, onde participaram, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Baião e os autarcas de freguesia do concelho.
Nessa reunião foi referido que, com o levantamento do Estado de Emergência, decidido pelo Governo, se prevê a generalização do uso de máscara por parte da população portuguesa. Torna-se assim importante que nenhum cidadão deixe de possuir máscara, por motivos de dificuldade de mobilidade ou por carência económica, ainda que momentânea.
Esta medida segue-se a outras como a disponibilização de máscaras de uso social a famílias vulneráveis e idosos isolados, e também, a empregados de estabelecimentos comerciais do concelho, que se encontram a realizar atendimento ao público e todos os dias têm de contactar com dezenas de clientes. Foram entregues cerca de 1200 máscaras a estes dois grupos.
A autarquia distribuiu ainda cerca de 5000 máscaras cirúrgicas, e outros materiais de proteção, a entidades do concelho: todas as instituições particulares de solidariedade social de Baião foram abrangidas, bem como a GNR e bombeiros.
Nesse encontro foi decidido que, para solicitarem a sua máscara, os cidadãos devem contactar com um elemento da respetiva Junta de Freguesia e manifestar o seu pedido.
As solicitações podem ser feitas entre os dias 2 de maio e 9 de maio (inclusivamente).
As máscaras a disponibilizar serão de uso social, reutilizáveis e produzidas no concelho de Baião.
Apela-se à compreensão de todos os cidadãos no sentido de que quem tiver condições para adquirir máscaras o possa fazer no comércio local.