O Exército Português realizou hoje, na Escola Básica e Secundária de Baião, uma ação de formação sobre os cuidados de proteção a ter face à pandemia COVID-19.
Esta Escola irá reabrir no próximo dia 18 de maio, recebendo alunos dos 11º e 12º ano.
Na abertura da sessão o Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Pinho Silva, destacou a importância de serem seguidas as melhores práticas e regras de proteção individual e de limpeza dos espaços comuns. “Se seguirmos estas orientações, estaremos não só a proteger-nos a nós, mas também aos que nos rodeiam, incluindo as nossas famílias. Esta crise de saúde pública obriga a uma constante adaptação, tanto das organizações como das pessoas. Exige também um grande rigor da parte de todos. Só assim poderemos, enquanto comunidade, estar mais seguros e manter as taxas de infeção o mais reduzidas possível”, notou.
José Pinho Silva louvou ainda o contributo do Exército Português, que tem realizado várias ações concretas e de apoio médico e logístico às populações: “A instituição militar possui grande capacidade de intervenção e muitas vezes é nestas circunstâncias mais difíceis que esta relevância se torna visível de forma mais clara aos olhos de todos”.
A ação de formação teve mais de meia centena de participantes, entre os quais assistentes operacionais ao serviço dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, do Sudeste e de Eiriz e de instituições particulares de solidariedade social de Baião.
Foram abordados temas como o processo de transmissão do vírus e identificação das vias de contacto. Também a identificação de áreas de risco e princípios de limpeza e desinfeção foram abordados, bem como o modo como devem ser utilizados adequadamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
A ação de formação foi complementada com a entrega de materiais de proteção individual disponibilizados à Escola Básica e Secundária de Baião pelo Ministério da Educação.