Em função da evolução da pandemia COVID-19 na região do Tâmega e Sousa, e da fase de desconfinamento em que o país se encontra, foi decidido o encerramento da Área Dedicada de Atendimento ao COVID-19 (ADC), instalada no Marco de Canaveses, a partir do dia 25 de maio.
A decisão foi tomada pela entidade competente do Ministério da Saúde, o Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I, e baseia-se em critérios de natureza técnica, como o número de atendimentos realizados e a quantidade de recursos humanos mobilizados para este serviço.
Com esta medida, será possível reafectar aos centros de saúde profissionais que estavam a trabalhar nas ADC, melhorando a capacidade de resposta ao nível local.
A partir de 25 de maio, os cidadãos baionenses devem ligar para a ADC de Amarante (255 446 632, 965 283 079 ou adc.amarante@arsnorte.min.pt) ou para a linha Saúde 24 (808 24 24 24).
Através desses números, as pessoas serão aconselhadas sobre a melhor forma de proceder e encaminhados para os serviços mais indicados.
A ADC de Amarante funciona todos os dias da semana, entre as 8h e as 20h. Localiza-se no Centro de Saúde de Amarante (Rua Nova de S. Gonçalo).
A Linha Saúde 24 funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.
De referir que a instalação logística da ADC no Marco de Canaveses contou com a colaboração conjunta das Câmaras Municipais de Baião e de Marco de Canaveses, por via da afetação de recursos humanos e materiais.
Foi ainda criada a linha de Apoio Social, Psicológico conjunta dos dois municípios, que estará ainda em funcionamento na próxima semana, sendo oportunamente avaliada a sua continuação.
O Centro de Diagnóstico à COVID-19 do Marco de Canaveses (Centro COVID-Drive no Estádio Municipal), continuará também em funcionamento.