Esta manhã, segunda feira, dia 1 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial da Criança e, em simultâneo, abriram no concelho os jardins de infância, a Câmara Municipal de Baião fez um périplo por alguns estabelecimentos infantis para visitar as crianças e oferecer-lhes um diploma de reconhecimento.
José Pinho Silva, vice presidente da Câmara Municipal de Baião que tutela o pelouro da Educação, esteve no Jardim de Infância do Pranhô, Jardim de Infância de Carvalhais, Jardim de Infância de Lordelo – Ancede e Jardim de Infância de Eiriz para dar as boas vindas às crianças, que cerca de 2 meses depois voltaram a sair das suas casas e puderam regressar aos jardins de infância, preparados para as receber com total segurança.
Por forma a premiar o comportamento das crianças durante o difícil período de confinamento, José Pinho Silva entregou um diploma de herói/heroína, personalizado, a cada criança reconhecendo-lhes o mérito e o esforço num tempo excecional.
O momento foi ainda aproveitado para estimular as crianças a continuar a adotar comportamentos responsáveis fora de casa até porque “o vírus ainda não desapareceu”, como lembra Pinho Silva.
Os diplomas personalizados foram entregues a todas as crianças que se encontravam nos estabelecimentos visitados e enviados para todas as outras, incluindo as do primeiro ciclo, estabelecimentos públicos e privados, pelos CTT ou entregues pelas Juntas de Freguesia que são entidades parceiras da autarquia nesta iniciativa.
Muito satisfeito pelo comportamento das crianças, o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião agradeceu a todos “o comportamento exemplar durante o período de confinamento imposto pela pandemia COVID-19, que levou a que todos tivessem que permanecer em casa”.
Com o apoio da Câmara Municipal de Baião, “os estabelecimentos abertos estão a funcionar cumprindo escrupulosamente as diretrizes da Direção Geral de Saúde pelo que é seguro trazer as crianças”, garante Pinho Silva.
Na próxima quinta feira, dia 4 de junho, a autarquia baionense vai promover junto das crianças do pré-escolar uma ação de sensibilização denominada “Lavagem das mãos em tempo de Pandemia”, ministrada por uma enfermeira, cujo objetivo é dotar as crianças de conhecimentos técnicos, numa linguagem adaptada, sobre algumas regras de higiene que podem fazer a diferença em tempos de pandemia.