O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, foi recebido em audiência, no dia 18 de junho, pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.
Na reunião foram abordados os desafios colocados pela pandemia COVID-19, e o modo como as autarquias podem participar no apoio às comunidades locais, nomeadamente por via do investimento público, mas também do apoio social às pessoas com mais carências económicas e sociais, em particular aos mais afetados pela atual conjuntura.
Paulo Pereira referiu que as autarquias não devem perder acesso a recursos orçamentais no contexto pós-pandemia. As Câmaras Municipais são, sim, aliados da Administração Central na implementação de políticas públicas para fazer face às dificuldades causadas pela pandemia.
Paulo Pereira aludiu a um bom exemplo de cooperação, que é o programa “BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais”. Através desta iniciativa o Estado Português apoia a realização de obras em equipamentos dos municípios.
A Câmara Municipal de Baião realizou uma candidatura a este programa, tendo em vista a requalificação do Pavilhão Multiusos, nomeadamente nas condições estruturais do edifício e também no aumento das funcionalidades que oferece.