Os jovens voluntários receberam informação essencial sobre como proceder em caso de incêndio, ou casos suspeitos, na recolha de lixo e na sensibilização da população. Foi-lhes ainda entregue um kit, um cartão de identificação, que contém números úteis e panfletos, que devem distribuir pela população.
Estiveram presentes nesta ação o Núcleo de Proteção Ambiental de Amarante, representados pelo Guarda Florestal Rodrigues e pelo Guarda Principal Monteiro, o Comandante dos Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere, Márcio Vil, as técnicas da autarquia em representação da Proteção Civil, Luciana Pinto, e do Ambiente, Luísa Borges, assim como a coordenadora do município para a área da Juventude, Filomena Cardoso. A Associação Ambiental e Cultural do Vale de Ovil – EcoSimbioses, também esteve representada por Carla Pinto, membro da direção, que alertou os voluntários para a importância da preservação dos ecossistemas do concelho.
A iniciativa conta com três turnos, sendo que em cada um os voluntários serão coordenados em grupo de dois nos pontos de vigia previstos pelo Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta e Natureza contra incêndios.
Recorde-se que o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas destina-se a cidadãos residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e promove práticas de voluntariado no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.
O programa decorre de 27 de julho a 9 de setembro e os candidatos elegíveis ainda se podem inscrever no site do IPDJ no local destinado para o efeito.
O programa compreende uma bolsa monetária entregue aos jovens e os turnos de voluntariado são os seguintes:
1º – 27 de julho até 10 de agosto
2º – 11 a 25 de agosto
3º – 26 de agosto a 9 de setembro