Câmara Municipal aprovou apoios sociais a mais 12 agregados familiares

A atribuição destes apoios foi aprovada por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal de Baião realizada esta quarta feira, 25 de novembro.

Os apoios representam um valor de cerca de 7500 euros e abrangem áreas como a comparticipação do pagamento de renda de casa, a comparticipação da aquisição de óculos, despesas em saúde oral e ainda, outros domínios devidamente identificados e enquadrados neste Programa de Apoio.

Todos os processos foram geridos pelo Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal que, depois de devidamente triados e instruídos, foram validados em sede de reunião da Comissão de Gestão do Fundo Social de Baião.

Recorde-se que em junho deste ano o Fundo Social de Baião entregou cerca de 25 mil euros a diversas famílias em dificuldades.

Este ano, por força da situação excecional que se vive, a dotação do Fundo foi reforçada pela Câmara Municipal de Baião.

Desde 2015 até agosto de 2019, o Fundo Social de Baião apoiou um total de 159 agregados familiares representando um valor total de apoio na ordem dos 237.587,01 euros, conclui a autarquia.

O Fundo Social de Baião é uma resposta social da Câmara Municipal de Baião que visa prestar apoio pontual e transitório a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de contribuir, quer para a melhoria das suas condições e qualidade de vida, quer para a promoção do desenvolvimento e da coesão social no concelho.

Podem solicitar estes apoios os agregados familiares que detenham rendimentos iguais ou inferiores a 70% do valor do Indexante de Apoios Sociais e uma capitação diária igual ou inferior a cinco euros.

O vice-presidente da autarquia, e responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, José Pinho Silva, lembra que “a autarquia continua e continuará ao lado dos que mais precisam não deixando de apoiar quem efetivamente necessita de ajuda” e apela a “quem está em situação de dificuldade comprovada para se dirigir ao Gabinete de Apoio à Família para instruir o seu processo de ajuda. Sem complexos, sem vergonha. Ninguém está livre de precisar de apoio”, observa.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, admite que “a pandemia veio complicar ainda mais a vida a quem já se encontrava em dificuldades” e, por isso mesmo, não teve “qualquer dúvida desde o primeiro momento em aumentar o orçamento atribuído ao Fundo Social de Baião para que as famílias sintam que não estão sozinhas. Temos estado a ajudar e assim vamos continuar”, garante.

O Gabinete de Apoio à Família possui ainda outras valências de apoio como a Linha Amiga, o Via Verde Família ou o Centro de Recursos de apoio.

Os cidadãos podem obter mais informação sobre os apoios sociais da autarquia através do Gabinete de Apoio à Família que se localiza na Rua Comandante Agatão Lança, nº 59, junto ao Posto da GNR, em Baião, e que se encontra aberto de Segunda a Sexta-feira das 9:00 – 13:00 / e das 14:00 – 17:00. O atendimento presencial para instrução de processos faz-se às quartas feiras e o Gabinete pode, ainda, ser contactado pelos telefones 255 541 390 / 912 032 722 ou através do e-mail social@cm-baiao.pt .