Realizou-se no passado dia 5 de fevereiro uma vistoria técnica ao Jardim de S. Bartolomeu, na vila de Baião, para apurar as condições de estabilidade e de segurança de várias árvores de grande porte ali existente.
A ação de vistoria concluiu que as árvores possuem uma fraca estabilidade e má condição sanitária, sendo necessário proceder à sua substituição.
Foram detetadas feridas de grande dimensão em algumas árvores, podridões no tronco de outros espécimes, existindo inclusivamente já árvores mortas naquele espaço.
Vão ser colocadas naquele espaço árvores novas, já de tamanho médio, nomeadamente: Magnólias de Folha Persistente, Camélias, Cerejeiras de Flor, Tílias e trepadeiras.
As conclusões foram extensivas a árvores situadas na Rua de Camões, nomeadamente junto à praça de táxis, bem como na plataforma superior à praça D. Manuel de Castro, sendo recomendável uma ação a breve prazo para garantir maior segurança. Esta intervenção decorrerá a par com obras de qualificação de passeios nesta rua e de substituição do piso que estão a decorrer.
No caso do Jardim de S. Bartolomeu será feita uma intervenção mais profunda de qualificação do espaço para o tornar mais acessível e atrativo. O “caramanchão” existente no jardim permanecerá na sua forma atual.
Estas informações constam de um relatório da vistoria, produzido pelo Coordenador do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Baião e Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro.
Participaram também na vistoria os Comandantes dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, respetivamente José Costa e Marco Vil e o Encarregado Operacional das Equipas de Jardinagem da Câmara Municipal de Baião, David Monteiro.
Esta ação assume um caráter preventivo para salvaguardar a segurança de todos os que frequentam aqueles espaços públicos de grande centralidade.