Primeiro dia de vacinação em Baião abrangeu 84 cidadãos idosos

Foram vacinadas 84 pessoas, com mais de 80 anos de idade, no primeiro dia de vacinação contra a COVID-19 em Baião.

A vacinação realizou-se no Centro de Vacinação para COVID-19 montado para este efeito pela Câmara Municipal de Baião. Esta estrutura localiza-se junto ao SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do Centro de Saúde da sede de concelho, de forma a garantir todas as condições de segurança necessárias para a administração da vacina aos utentes.

A vacinação está a ser assegurada por profissionais de saúde dessa unidade. Todo o processo tem decorrido sob a orientação do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega, com a colaboração da autarquia, juntas de freguesia e bombeiros do concelho no transporte de cidadãos.

De acordo com a Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha, o primeiro dia de vacinação “correu bem”. “Algumas pessoas estavam um pouco nervosas, mas corresponderam ao apelo e compreenderam a importância de receberem a vacina para a sua própria proteção”, referiu.

A responsável informa que a convocatória para a vacinação irá realizar-se diariamente, de forma gradual, e que é muito importante que todos esperem pacientemente pela sua vez. “Compreendemos que as pessoas estão ansiosas para serem chamadas, mas pouco a pouco, isso irá acontecer. Solicitamos que os utentes abrangidos para esta etapa de vacinação, aguardem com serenidade e estejam atentos ao contacto telefónico que irá ser realizado pelos nossos serviços, de forma a ser possível marcar a administração da vacina. Nesta fase, por questões de logística e segurança dos utentes, a vacinação não acontecerá nas suas residências. Pedimos à população que espere com tranquilidade pela sua vez, porque ela vai chegar ”, nota Gabriela Saldanha.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, mostrou-se satisfeito pelo início da vacinação. “É muito importante. Assim será possível proteger a nossa população. Estivemos sempre disponíveis para fazer parte da solução e vamos continuar a trabalhar no que nos for pedido, para proteção e apoio dos baionenses”, notou.

Paulo Pereira lembrou a importância da vacinação decorrer em Baião, para evitar a deslocação dos cidadãos para outros concelhos e assim evitar ajuntamentos.

O processo foi acompanhado pelo coordenador municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro, tendo estado presentes colaboradores da Câmara Municipal para orientar as pessoas que se deslocavam para receber a vacina.

No primeiro dia houve colaboração de juntas de freguesia e de bombeiros do concelho no transporte de cidadãos para vacinação.

 

CONTACTOS TELEFÓNICOS

Os contactos para a vacinação são feitos por chamada telefónica. Serão organizadas soluções para casos específicos que não possuam forma de chegar ao Centro de Vacinação.

De salientar que nesta primeira fase estão a ser convocadas para a vacinação os grupos de utentes estabelecidos por listagem fechada, remetida por entidades superiores da saúde e que se encontra organizada por ordem de prioridade.

Na primeira fase serão vacinadas pessoas com 80 ou mais anos e pessoas com mais de 50 anos com as patologias associadas: doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crónica. Os utentes acamados, de acordo com a Task Force Nacional, não poderão ser vacinados neste primeiro momento, por não se encontrarem reunidas as condições necessárias.

Estão a ser elencadas soluções logísticas que permitam em breve vacinar este grupo especial de utentes com a máxima segurança.