Presidente da Câmara Municipal de Baião elogiou grande dedicação à causa pública do Comandante José Costa

Nos últimos dias do seu mandato enquanto Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, José Costa foi recebido a 8 de março nos Paços do Concelho pelo Presidente e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e José Pinho Silva.

Os autarcas elogiaram o trabalho realizado em prol da comunidade por José Costa, que desempenhou as funções de bombeiro durante 49 anos e de Comandante durante 32 anos, passando agora ao Quadro de Honra.

José Costa, que termina funções de Comandante da Corporação em virtude de ter atingido a idade máxima permitida por lei, começou por referir “Que não se faz nada sem grandes bombeiros e sem boas direções”. “Tive a sorte, durante este percurso, de sempre contar com bombeiros determinados, leais e com grande sentido de missão. E de encontrar sempre grande apoio e solidariedade por parte da direção. Também a colaboração com todos os presidentes de Câmara Municipal que conheci neste período e com os quais foi possível estabelecer uma boa relação institucional, uma grande amizade, grande respeito e cordialidade. Termino estas funções com sentido de dever cumprido. Sou voluntário e serei sempre, portanto tenho toda a boa-vontade e disponibilidade para continuar a ajudar a nossa comunidade”, referiu José Costa.

 

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, referiu que “a sociedade deve valorizar muito as pessoas que se entregam à missão de servir a comunidade como o José Costa se entregou”. “Nestes tempos em que se valorizam tanto as redes sociais e os debates virtuais, existe uma tendência para desvalorizar o trabalho pela comunidade. Devemos olhar para o José Costa, que é uma pessoa que sempre trabalhou, e muito, para o bem comum. Por encontrar melhores respostas para os problemas dos cidadãos. Foi sempre alguém que procurou consensos, que construiu pontes e que fez parte das soluções. É alguém que merece a nossa admiração e o nosso agradecimento profundo”, observou Paulo Pereira.

 

José Pinho Silva destacou o contributo “importantíssimo” de José Costa, na nobre missão de olhar para o bem-estar dos cidadãos e para a segurança das pessoas e bens. “Chega ao fim uma etapa, mas isso não significa que o José Costa não possa continuar a ter um papel importante para a comunidade. Começa agora uma nova fase e nós contamos consigo para continuar ativo”.

 

Esteve também presente no encontro o Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro. Este responsável recordou os 15 anos em que teve “a honra e o privilégio de privar com ele e de o acompanhar”. José Manuel Ribeiro identificou José Costa como um comandante humilde, frontal, apaziguador, emotivo e de afetos e que “liderava pela sabedoria, pela paixão e pelo exemplo”. E que dignificou o nome e a nobre missão dos Bombeiros Voluntários, mas também o nome de Baião e dos Baionenses, por todo o Distrito e por todo o País.