Jardim de S. Bartolomeu vai ter mais árvores e área de lazer infantil

O Jardim de S. Bartolomeu, na vila de Baião, vai receber 20 árvores novas, de médio porte, para substituir as 12 árvores que foram removidas daquele espaço.

Vão ser plantadas, entre outras, Magnólias de Folha Persistente e Camélias (Japoneiras), mas também trepadeiras.

A remoção de árvores aconteceu esta semana, e decorre na sequência de uma vistoria que identificou problemas de saúde e segurança nas árvores que existiam no jardim (ver aqui).

“Compreendo o choque que pode ser para as pessoas ao verem o corte de árvores. Entendo o sentimento das pessoas que se habituaram àquele espaço e a vivê-lo no seu quotidiano. Contudo, as árvores estavam em mau estado de conservação e representavam um risco. Eram habituais as quedas de ramos de dimensão considerável naquele jardim e não queríamos que pudesse ocorrer uma situação como a que se verificou na Madeira em agosto de 2017, quando a queda de uma árvore num jardim tirou a vida a 13 pessoas. Não hesitaremos em nenhuma situação em que esteja em causa a segurança das pessoas”, refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

O autarca lança ainda um apelo à compreensão e à serenidade das pessoas e mostra-se convicto de que irão gostar da solução final encontrada para o jardim.

UM ESPAÇO DE LAZER E DE CONVÍVIO

No âmbito desta intervenção, o Jardim de S. Bartolomeu vai receber uma requalificação urbanística mais ampla, que se encontra integrada na requalificação da rua de Camões.

Este projeto visa a valorização de um dos espaços mais nobres e emblemáticos da vila, dotando de novos equipamentos de lazer e zonas de convívio.

O projeto de renovação do Jardim de S. Bartolomeu prevê a criação de uma pérgula – uma zona sombreada coberta por trepadeiras floridas como Glicínias e Buganvílias –, voltada para a rua de Camões.

Atrás da pérgula, será criada uma zona de lazer. Aqui serão colocados equipamentos lúdicos para crianças e famílias, inseridos em pavimentos de segurança e em zonas com relva. Este espaço servirá também para convívio entre gerações.

O caramanchão irá manter-se e será valorizado com a colocação de flores coloridas e aromáticas, adaptando-se a cada estação do ano, permitindo dar vida ao espaço.

Vão ser redefinidos vários caminhos de acesso. Será feita a recuperação de uma das floreiras antigas existentes, transformando-a numa taça de água.

Serão ainda feitos trabalhos de conservação e de manutenção, como a limpeza e tratamentos de muros, pavimentos e dos gradeamentos.

INTERVENÇÃO FEITA EM 2018

De referir que se realizam com regularidade trabalhos de avaliação do estado de conservação de árvores no território concelhio. Na vila de Baião, a última intervenção de maior dimensão deu-se em 2018, quando foi feita uma avaliação às condições fitossanitárias e ao estado biomecânico de árvores situadas no Jardim de S. Bartolomeu, Jardim Dr. Teixeira da Silva, Rua de Camões, Rua Frei Domingos Vieira e Rua do Grandal.

Nessa ocasião, foram removidas um total de 6 árvores situadas naqueles espaços e ruas.

Foram também efetuadas podas destinadas à redução e arejamento da copa de várias árvores, com o objetivo de reduzir a resistência à passagem do vento.